quarta-feira, 23 de setembro de 2015

CONFERÊNCIA | «O Desenvolvimento Global é Realizável ? | OUTUBRO 2015 | DIA 13 | MUSEU DO ORIENTE | LISBOA


VER PROGRAMA 
ENTRADA LIVRE MEDIANTE INSCRIÇÃO: aqui.


«O Ano Europeu para o Desenvolvimento promove a conferência O Desenvolvimento Global é Realizável?, dia 13 de Outubro de 2015, no Museu do Oriente, em Lisboa.
Assistimos hoje à globalização do Desenvolvimento. A arquitetura mundial do desenvolvimento está a sofrer mutações rápidas e profundas, com as dicotomias simples - Norte/Sul ou países desenvolvidos/em desenvolvimento – a tornaram-se obsoletas. Os desafios do desenvolvimento são cada vez mais interdependentes e multidimensionais, incluindo questões de segurança, ambiente, migrações e outras preocupações às quais a ajuda ao desenvolvimento não consegue responder. O Desenvolvimento deixou, portanto, de ser apenas uma questão direcionada dos mais ricos para os mais pobres, para se tornar numa preocupação comum e global. Será a globalização do bem-estar possível e realizável?
A Conferência analisará, em particular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as implicações da aplicação universal desta nova Agenda Global até 2030, bem como as mais-valias e contradições europeias na promoção do Desenvolvimento, tendo em conta os Direitos Humanos e a coerência entre políticas.
Na Conferência, serão igualmente divulgados e distribuídos: a edição em Português do Relatório de Desenvolvimento Humano 2015 (este ano dedicado ao Emprego), o Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio 2015 e o European Report on Development».


Sem comentários:

Enviar um comentário