terça-feira, 21 de julho de 2015

CONCURSO | «Mostra de Autores Desconhecidos 2015» | Dedicada à População Reclusa | SUBMISSÃO DE OBRAS ATÉ 30 SETEMBRO



(Destaques nossos)
«Com vista à promoção de competências de cidadania no domínio dos Direitos de Autor e Direitos Conexos, a IGAC tem vindo a apostar numa aproximação à sociedade em geral. Assim,  pelo segundo ano consecutivo, organiza nova edição do concurso “Mostra de Autores Desconhecidos”, um projeto de responsabilidade social que visa promover a inclusão social de  homens e mulheres, enquadrados em ambientes económica e/ou socialmente vulneráveis, através da criação artística. 
Em 2014, a iniciativa foi dedicada a autores desconhecidos residentes ou em funções de apoio em bairros desfavorecidos da Área Metropolitana da Lisboa. Este ano, desenrola-se a nível nacional e é dedicada à população reclusa e daí que a organização seja partilhada com a DGRSP (Direção Geral de Resinserção e Serviços Prisionais). Enquanto atividade de tratamento prisional, a edição de 2015 do concurso integra-se nas atividades socioculturais e nos objetivos estratégicos definidos para a área da Cultura no “Plano Nacional de Reabilitação e Reinserção 2013-15” bem como no “V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-discriminação 2014-17”.
Para além do habitual apoio do parceiro premium – a Associação DNS.pt, entidade que tem estado associada a esta causa desde o primeiro minuto –,  a dinamização do projeto conta ainda com a colaboração da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD).
No concurso deste ano, os trabalhos encontram-se sujeitos ao tema Desenvolvimento: faz a difereça e liberta uma ideia” - inspirado por Mahatma Gandhi (“Seja a mudança que gostaria de ver no mundo”) e pelo facto de 2015 ser simultaneamente o “Ano Europeu para o Desenvolvimento: o nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro” e o “Ano Internacional da Luz”. As obras deverão ainda ser desenvolvidas no âmbito das seguintes categorias artísticas:


Categoria 1 – Literatura (Poesia, Conto e Artigo de Opinião)

 Categoria 2 – Artes Visuais (Pintura e Desenho)
 Categoria 3 – Banda Desenhada
 Categoria 4 – Música
 Categoria 5 – Teatro»


Submissão das obras  até ao dia 30 de setembro de 2015
 Avaliação e entrega dos prémios  prevista   até ao dia 4  dezembro  2015.





 (para menores de 18 anos)



Sem comentários:

Enviar um comentário