segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

«Experiências avaliativas de tecnologias digitais na educação»




Prefácio

«As fronteiras entre educação e tecnologias têm se estreitado cada vez mais. Inúmeras iniciativas nesse campo têm sido gestadas e lançadas por organizações sociais, governos e empresas. 
No entanto, ainda são poucos os estudos e as perspectivas que têm abordado os desafios, os dilemas e as oportunidades de avaliações realizadas em projetos que aliam educação e inovação. Afinal, como avaliar essas iniciativas? Quais métodos utilizar? O que as avaliações que estão sendo realizadas podem nos informar? 
Diante de tais perguntas, a Fundação Telefônica Vivo e a Representação da UNESCO no Brasil, cientes da importância do tema da avaliação de projetos educacionais, uniram-se em 2015 para realizar o Painel de Avaliação: Educação e Tecnologias Digitais, com o apoio da Move Social. O encontro permitiu um interessante debate sobre como as avaliações têm se aproximado das iniciativas que utilizam novas tecnologias digitais na educação, explorando os desafios, os dilemas e as possibilidades de metodologias e práticas avaliativas. Nesse fórum, foram apresentados projetos nacionais e internacionais que realizam avaliações neste contexto.
Durante as discussões, foi possível confrontar a realidade e os desafios das metodologias de avaliação existentes, bem como pensar em novas possibilidades. Um novo paradigma avaliativo deve ser configurado para produzir os resultados e as informações com o mesmo nível de complexidade dos projetos educacionais relacionados à tecnologia. Para tanto, faz-se necessário ter o cuidado de observar a avaliação de projetos, buscando ressaltar as novas metodologias que estão sendo criadas, adotadas e aplicadas, de forma a gerar insumos adequados. 
Foram debates tão enriquecedores que deles nasceu a proposta de reunir algumas reflexões nesta publicação que agora chega ao público. Esperamos que as perspectivas apontadas aqui estimulem o leitor a seguir o caminho da inovação que estes especialistas, nacionais e internacionais, também percorreram na busca por uma educação de qualidade e que dialogue com a realidade do mundo digital. (...)».



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