Prefácio
«As fronteiras entre educação e tecnologias têm se estreitado cada vez mais.
Inúmeras iniciativas nesse campo têm sido gestadas e lançadas por organizações
sociais, governos e empresas.
No entanto, ainda são poucos os estudos e as perspectivas que têm abordado os
desafios, os dilemas e as oportunidades de avaliações realizadas em projetos que
aliam educação e inovação. Afinal, como avaliar essas iniciativas? Quais métodos
utilizar? O que as avaliações que estão sendo realizadas podem nos informar?
Diante de tais perguntas, a Fundação Telefônica Vivo e a Representação da
UNESCO no Brasil, cientes da importância do tema da avaliação de projetos
educacionais, uniram-se em 2015 para realizar o Painel de Avaliação:
Educação e Tecnologias Digitais, com o apoio da Move Social. O encontro
permitiu um interessante debate sobre como as avaliações têm se aproximado
das iniciativas que utilizam novas tecnologias digitais na educação, explorando
os desafios, os dilemas e as possibilidades de metodologias e práticas avaliativas.
Nesse fórum, foram apresentados projetos nacionais e internacionais que
realizam avaliações neste contexto.
Durante as discussões, foi possível confrontar a realidade e os desafios das
metodologias de avaliação existentes, bem como pensar em novas possibilidades.
Um novo paradigma avaliativo deve ser configurado para produzir os resultados e
as informações com o mesmo nível de complexidade dos projetos educacionais
relacionados à tecnologia. Para tanto, faz-se necessário ter o cuidado de observar
a avaliação de projetos, buscando ressaltar as novas metodologias que estão
sendo criadas, adotadas e aplicadas, de forma a gerar insumos adequados.
Foram debates tão enriquecedores que deles nasceu a proposta de reunir algumas
reflexões nesta publicação que agora chega ao público. Esperamos que as
perspectivas apontadas aqui estimulem o leitor a seguir o caminho da inovação
que estes especialistas, nacionais e internacionais, também percorreram na busca
por uma educação de qualidade e que dialogue com a realidade do mundo digital. (...)».
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