segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

«O mundo precisa da ciência, e a ciência precisa das mulheres»



Leia aqui


Recordemos o dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência que se comemora a 11 de fevereiro:

«Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, 11 de fevereiro de 2017

Este Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é uma oportunidade para que todos tomem uma posição a favor das meninas e mulheres na ciência.
As meninas continuam a enfrentar estereótipos e restrições sociais e culturais, que limitam seu acesso à educação e ao financiamento para pesquisas, impedindo-as de desenvolver carreiras científicas e de realizar todo o seu potencial. As mulheres continuam sendo minoria na pesquisa e na tomada de decisões na área da ciência. Isso lança uma sombra sobre todos os esforços para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris sobre Mudança Climática – sendo que ambos destacam os papéis-chave da igualdade de gênero e da ciência.
Ao mesmo tempo, meninas e mulheres suportam os fardos mais pesados da pobreza e da desigualdade – elas estão nas linhas de frente da mudança climática, incluindo os desastres resultantes de riscos naturais. Meninas e mulheres que vivem em áreas rurais e desfavorecidas são as mais afetadas.
A obtenção de progressos significativos deve começar com os direitos e a dignidade das mulheres, por meio do estímulo à sua engenhosidade e inovação.
Esta mensagem foi enviada durante as duas últimas Conferências das Partes na Convenção-marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 21 e 22). A humanidade não pode ignorar a metade de seu gênio criativo».

Sem comentários:

Enviar um comentário