sexta-feira, 27 de junho de 2014

NA COPA DO MUNDO | «O Valente não é Violento»



No Brasil, ao mesmo tempo que  decorre  a COPA outras coisas acontecem  aproveitando essa circunstância:  «A violência contra as mulheres ainda assume variadas formas – física, sexual, psicológica e econômica – que se inter-relacionam e afetam mulheres de todas as idades. Voluntários das Nações Unidas estão atuando nas fan fests da Fifa nas 12 cidades-sede dos jogos, levando informações sobre direitos, serviços públicos e a não violência contra as mulheres para as torcidas, aproximando e conscientizando o público sobre a importância dessa causa». Leia mais. Está a chamar-se a atenção para a iniciativa «O VALENTE NÃO É VIOLENTO»O Valente não é Violento” é uma iniciativa dentro da campanha UNA-SE Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que conta com o envolvimento de todas as agências da ONU e é coordenada pela ONU Mulheres.
A iniciativa convida as pessoas a repensar e transformar os estereótipos, ou seja, as ideias pré-concebidas dos papéis sociais denominados femininos ou masculinos e das crenças sobre o que as mulheres e os homens devem ser ou fazer.
Afinal, essas ideias profundamente arraigadas em nossas culturas são a base da desigualdade de gênero, da discriminação das mulheres e, consequentemente, da violência exercida contra elas. Continue a ler.



Ao mesmo tempo,  chama-se  a atenção para o relatório da imagem seguinte, de Maio de 2014, que acompanha a realização dos Objetivos do Milénio no Brasil: 




«Dados do 5º Relatório Nacional de Acompanhamento dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) mostram que, entre 2010 e 2012, os relatos de violência física representaram mais de 55% dos atendimentos realizados pelo Ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher, criado em 2006 pelo governo brasileiro. Os relatos de violência psicológica (27,6%) e violência moral (11,7%) vêm na sequência, também entre os casos mais comuns reportados».

Outros dados:
- 42,66% das violências denunciadas ocorrem diariamente
- 80,26% das violências denunciadas ocorrem pelos parceiros
- A cada 100 mil mulheres brasileiras, quatro são assassinadas
- O Brasil é o sétimo país com maior índice de homicídios femininos
   23 Junho 2014


E voltemos ao «O VALENTE NÃO É VIOLENTO», em ambiente futebolístico:





Sem comentários:

Enviar um comentário