quinta-feira, 6 de março de 2014

VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES | Um inquérito à escala da UE



Foi realizado um inquérito  sobre a violência contra as mulheres à escala da UE . Veja um memorando  em português sobre o estudo  aqui, onde, nomeadamente, se pode saber da razão do trabalho:


«Apesar do grande impacto da violência contra as mulheres, os decisores políticos e os especialistas neste domínio em muitos Estados-Membros da UE continuam a debater-se com uma falta de dados que esconde a dimensão e a natureza do problema. Uma vez que a maioria das mulheres não denunciam os atos de violência de que são vítimas, as respostas encontradas, tanto a nível político como prático, para combater a violência contra as mulheres nem sempre assentam em dados abrangentes.
Nos últimos anos, têm surgido repetidos apelos para que se proceda à recolha de dados abrangentes sobre a violência contra as mulheres. Esses apelos vêm de diferentes quadrantes, nomeadamente algumas Presidências do Conselho da UE, organismos de supervisão como o Comité das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres, e o Conselho da Europa. 

O inquérito lançado pela FRA à escala da UE vem dar resposta a um pedido de recolha de dados sobre a violência contra as mulheres apresentado pelo Parlamento Europeu e reiterado pelo Conselho da UE nas suas Conclusões sobre a Erradicação da Violência contra as Mulheres na União Europeia».

 Em Portugal, a comunicação social deu grande cobertura, por exemplo, na TSF:

«Uma em cada cinco mulheres na Europa vítima do marido ou companheiro
Segundo um estudo europeu que abrangeu 42 mil mulheres, 43 por cento disse já ter sofrido de algum tipo de violência psicológica, enquanto que 30 por cento disse já ter sido violada pelo menos seis vezes pelo companheiro.
Uma em cada três mulheres na Europa já foi vítima de violência física ou sexual, revela um estudo sobre violência contra as mulheres realizado em 2012.
O estudo levado a cabo pela Agência de Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA) adianta ainda que neste tipo de agressão, uma em cada cinco foi vítima do marido ou do companheiro.
Entre os tipos de violência física mais comuns estão o empurrão, a bofetada, o agarrar pelos cabelos, ou atirar uma mulher contra uma parede.
Ainda de acordo com este estudo, 43 por cento das mulheres disse já ter sofrido violência psicológica, incluindo humilhações, ameaças físicas, proibição de sair de casa ou ter ficado sem as chaves do carro por ação do companheiro.
Mais de 30 por cento das mulheres confessam já ter sido violadas pelo parceiro pelo menos seis vezes. Uma em cada três denunciou o caso à polícia, mas 25 por cento preferiu o silêncio por vergonha.
(...)
O estudo avança ainda que em Portugal é o país onde existe maior perceção da violência, mas fica abaixo da média europeia no número de casos registados».
Leia na integra. No site da FRA  temos informação completa sobre o Inquérito. E por fim:








Sem comentários:

Enviar um comentário