quinta-feira, 28 de novembro de 2013

TERESA FORCADES | Uma monja que causa desassossego





Recentemente, Teresa Forcades esteve  em Portugal para participar no COLÓQUIO Teologias Feministas que divulgámos aqui. Por essa ocasião o jornal Público fez o trabalho Teresa Forcades, a freira sem medo que nos foi assinalado pela colega Adelaide Rocha  (GEPAC). De facto, parece-nos que é mesmo de ler.  Um excerto:

«(...)Teresa Forcades esteve em Lisboa na sexta-feira, dia 15, a falar sobre As Falsas Democracias e as Consequências Políticas da Noção Cristã de Pessoa, no III Colóquio de Teologias Feministas, organizado pela Associação Portuguesa de Teologias Feministas em colaboração com o Policredos – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. No sábado, apresentou A Teologia Feminista na História, que o padre e poeta José Tolentino Mendonça considera um “verdadeiro livro do desassossego”. Nele, Forcades pergunta: “Por que é que as contribuições intelectuais das mulheres tiveram tendência a desaparecer da História?”.
 “É verdade que os homens dominam a História ou o mundo? Porquê? É verdade que não quiseram ou não puderam preservar as contribuições intelectuais das mulheres ou tê-las em conta? Porquê? E Deus, o que diz de tudo isto?”. Ela faz muitas perguntas. (...)». Leia na íntegra.



E sobre e a propósito do livro aquando do seu lançamento em Portugal, por altura do colóquio,  pode saber mais aqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário