domingo, 10 de março de 2013

AINDA O 8 DE MARÇO: CINEMA NO FEMININO / GOETHE INSTITUT


(c) Deutsches Filminstitut - DIF, Frankfurt am Main / Sammlung Volker Schlöndorff
 
 
O ciclo Cinema no Feminino terá lugar a propósito do Dia Internacional da Mulher e no âmbito do 50° aniversário do Goethe-Institut.
 
Cinema feminino - o que é isso?
Ist Frauenfilm ein quotenträchtiges Genre oder ein politisches Statement?  Foto: Justin Hershey © iStockphotoCinema feminino – género que inclui um número especialmente grande de mulheres ou uma atitude política? Como é tratado o assunto da igualdade na área do cinema? O conceito “Cinema feminino” esconde uma história contraditória com muitas questões em aberto.As mulheres sentiram-se atraídas pelo cinema desde o início. Logo em 1914, a socióloga Emilie Altenloh verificava que o novo entretenimento de massas possibilitava uma libertação do quotidiano ditado pelas regras patriarcais. Estrelas como Asta Nielsen ironizavam a imagem tradicional da mulher e celebravam as mulheres aventureiras e rebeldes. Continue aqui.

Início do ciclo - 11 MARÇO e continua a 12 - 13 - 14 - 15 - 16 -  às 19 HORAS
ENTRADA LIVRE
 

No dia 16 de Março às 16h30 terá lugar a mesa redonda Cinema no Feminino – Ponto da Situação no qual se pretende fazer um breve “ponto da situação” do actual cinema feminino, no sentido de saber quais os desafios e dificuldades existentes num mundo que, aparentemente, está ainda fortemente dominado pela presença masculina.

Fonte: excertos dos textos disponíveis no site do Goethe Institut

Sem comentários:

Enviar um comentário