Valongo foi uma das Câmaras distinguidas com o Prémio Viver em Igualdade da CIG e, à semelhança do que já fizemos com Abrantes e Seixal, quisemos saber mais sobre este Município e visitamos o seu site. Na esfera do Prémio, pensamos fazer sentido trazer para aqui o seu Programa de Ação Senior (PAS):
«(...)O Programa de Ação Sénior materializa-se, então, na dinamização de três tipologias de ação com o pressuposto de que o processo de envelhecimento deve ser entendido como uma questão complexa, que necessita de ser aprendida e compreendida nas suas múltiplas dimensões, cujo objetivo principal é o de potenciar a manutenção das capacidades, habilidades e destreza da população sénior, motivando-a para uma vida ativa, participativa, solidária, crítica e útil ao seu meio social.
Em termos específicos, o PAS pretende promover o convívio da população; contrariar possíveis níveis de baixa autoestima; desenvolver o sentido de cidadania ativa; apoiar as instituições de acolhimento sénior no desenvolvimento de atividades de ocupação dos tempos livres; alertar para a necessidade de um maior envolvimento das famílias; melhorar/preservar a saúde e a qualidade de vida em geral.
As três vertentes do PAS são de acesso gratuito para os/as portadores do cartão idoso municipal, designadamente: “Educar para Prevenir”, “Academia Sénior” e “Vamos ao Baile”.
“Educar para Prevenir” – tem como objetivos, aumentar os níveis de saúde dos/as participantes, aumentando o conhecimento acerca das doenças relacionadas com a terceira idade, prevenindo e/ou retardando o aparecimento de algumas doenças, mediante a dinamização de sessões de informação, com a apresentação de temáticas que afetam a população sénior, designadamente: alimentação saudável, prevenção de acidentes, diabetes, Hipertensão, incontinência urinária, entre outros. (...)». Mas saiba mais.
E dado que somos da Cultura, não resistimos a este video sobre uma festa do concelho:
Sem comentários:
Enviar um comentário