quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CRIANÇAS REFUGIADAS


«Os congressos bienais do CPR integram-se numa estratégia de Educação para o Desenvolvimento e procuram alertar a sociedade para a dramática situação em que vivem milhões de refugiados, em todo o mundo.
Em 2012, o X Congresso Internacional do CPR debruçar-se-á sobre as necessidades de proteção das crianças refugiadas, numa altura em que o seu número, especialmente dos Menores Não Acompanhados, não para de aumentar.
Por existirem informações ambíguas sobre a situação das crianças em movimento, quem são, de onde vêm e porque é que se deslocam, o X Congresso Internacional do CPR procurará esclarecer, a partir de uma perspetiva dos direitos das crianças, o que conduz ao movimento desta população, as suas condições em trânsito e as perspetivas futuras nos países de acolhimento.
Para estas crianças, estar deslocado não envolve apenas uma mudança física de local, mas um desvio de muitos aspetos da sua vida normal. Com as deslocações, as famílias são divididas, as relações sociais são quebradas, a educação é interrompida e o acesso a espaços sociais e as oportunidades de trabalho adiadas.
O facto de se desconhecer o número de crianças envolvidas nestas deslocações limita o necessário apoio a esta população tão vulnerável. Justamente, a extrema vulnerabilidade desta população impõe que sejam desenvolvidos esforços no sentido de assegurar condições de acolhimento dignas e que tenham em conta as suas principais necessidades, temas que serão debatidos neste congresso internacional.
Os desafios políticos para uma melhor proteção dos menores não acompanhados, o acolhimento, a assistência durante a avaliação da idade e a necessidade urgente de se encontrarem soluções duradouras para estas crianças, entre outras questões, serão amplamente discutidas por um painel de especialistas nacionais e internacionais, no X Congresso Internacional do Conselho Português para os Refugiados».
Este congresso terá lugar no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, no próximo dia 15 de novembro de 2012.
Entrada livre. Para se inscrever, clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário