terça-feira, 14 de maio de 2019

«OIT debate inclusão de jovens em postos de trabalho do futuro»

Leia na ONU Brasil
Excerto:
«(...) “Os jovens hoje em dia têm que estar mais bem preparados, sobretudo porque estamos na quarta revolução industrial, na qual muitos empregos serão substituídos pela inteligência artificial. Mas ao mesmo tempo, serão gerados muitíssimos outros empregos”, ressaltou durante o painel da OIT a jovem liderança para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Victoria Alonsoperez.
O relatório mais recente da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho, de janeiro deste ano, aponta que dois terços dos empregos em países em desenvolvimento são suscetíveis à automação no futuro. Um diagnóstico de 2017 do Instituto Global McKinsey estima que cerca de 60% de todas as ocupações têm pelo menos um terço de suas atividades passíveis de serem automatizadas.
Contudo, a adoção de novas tecnologias e modelos produtivos permitirá a geração de emprego em outras áreas. A OIT calculou, por exemplo, o impacto do cumprimento do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas no mundo trabalho. O tratado prevê uma transição ampla para economias de baixo carbono, com diminuição do uso de combustíveis fósseis — o objetivo é limitar a 2ºC o aquecimento médio do planeta até 2100. De acordo com a OIT, a implementação do Acordo levaria a uma perda de 6 milhões de empregos, mas geraria outros 24 milhões de postos. (..)».





Sem comentários:

Enviar um comentário