terça-feira, 28 de agosto de 2018

RITA BLANCO | «Serei feminista enquanto for necessário»



Leia aqui


Um excerto:
«(...)

"Serei feminista enquanto for necessário"

Ainda acha que é preciso ser-se feminista?
Sou feminista, ponto. Serei sempre, enquanto for necessário ser. Acho que será necessário ser por muitos longos anos, hei de morrer a ter de ser feminista, porque obviamente as condições não são iguais, todos sabemos disso.
Mas há a ideia de que as oportunidades são iguais?
Oxalá que seja. E vai ser. Claro que se fizer a protagonista numa série, num filme, numa peça, se houver um coprotagonista homem, à partida ele ficará sempre em cima de mim. É assim. Porquê? Já ouvi depois de eu dizer isto, "não é nada". Mas é, a não ser que eu antes exija, mas às vezes esqueço-me. E por que é que eu hei de exigir? Mas por que é que ele fica sempre antes de mim. Pelo menos no meu caso tem sido sempre assim, mesmo que eu tenha já trabalhado muito mais. Durante muitos anos aconteceu, mas eu sou feroz. Por que hei de ganhar menos do que um homem? Não vejo razão. Se ele vender mais do que eu, mas se não... Mas à partida, pela lógica, vou ganhar menos, por ser mulher. E isto é um pormenor, porque há situações muito mais graves. Eu vivo muito bem, não sofro as pressões masculinas e machistas em geral. Vivo bem com isto, até porque tenho uma situação que me protege. Mas a grande maioria das mulheres não tem esse tipo de situação. E por que tenho de ser melhor do que um homem para poder estar na condição de um homem? Expliquem-me lá. É porque é assim, uma mulher para ganhar mais do que um homem tem de ser muito melhor do que os homens todos. Os outros homens que ganham mais do que as mulheres não são melhores do que as mulheres. Por que é que eu tenho de ser muito melhor do que os outros para poder ser equiparada? Temos de estar sempre a provar que somos melhores do que os homens, porquê? Já somos. As mulheres têm muito mais interesse do que os homens e olhe que eu sei quanto amei, já amei imensos homens. Imensos, não, mas alguns e vou continuar a amar, espero, mas realmente não há dúvida, as mulheres são mais inteligentes do que os homens. São mais complexas, fazem mais coisas. Mas também gostamos imenso dos homens. (...)».

Sem comentários:

Enviar um comentário