quarta-feira, 9 de outubro de 2013

JANET YELLEN




Janet Yellen está a ser notícia porque deverá ser  a primeira mulher  nomeada para o Banco Central  dos EUA. A questão de género, na circunstância, a organizar muita da comunicação social. Um dos títulos, no jornal SOL:  Janet Yellen, a primeira mulher na chefia do Banco Central norte-americano. Como já alguém escreveu, se fosse homem começariam por se referir ao seu currículo e, como já alguém disse também, o facto de ser mulher deve ter pesado na decisão de Obama. E como se isso fosse negativo... .  Vejamos do percurso profissional de Yellen: Janet Yellen, que o presidente Barack Obama deverá nomear hoje para a presidência do Banco Central norte-americano, é considerada uma economista respeitada e próxima da elite económica progressista.
Yellen, de 67 anos, vai tornar-se a primeira mulher a presidir à Reserva Federal (FED), instituição onde passou um terço da sua carreira e na qual ocupa actualmente o segundo lugar.
Obama deve anunciar a sua escolha para um mandato de quatro anos num evento que decorre ao fim da tarde na Casa Branca e ao qual assiste o presidente cessante da FED, Ben Bernanke, segundo fonte oficial norte-americana.
Considerada uma democrata, Yellen passou mais de 12 anos no centro da política monetária norte-americana e é vista como uma pessoa mais preocupada com a questão do desemprego do que com a inflação. Continue a ler no SOL online. E é de ler  Five Things You Need to Know About Janet Yellen. Por fim, no Ms. blog  Feminists Are Yelling f or Yellen. Uma passagem (sublinhado nosso) :


«It all culminated on Tuesday when Bloomberg writer Albert Hunt said
No one doubts Yellen’s credentials as an economist, but questions have been raised, mainly by those in the Summers camp, about whether she has the gravitas to manage a financial crisis.
Hunt’s claims are clearly based in sexism. Yellen’s past experience has shown that she is more than capable of handling a crisis.»

Sem comentários:

Enviar um comentário