quinta-feira, 3 de outubro de 2013

APENAS 23 MULHERES FORAM ELEITAS PRESIDENTES DE CÂMARA





As mulheres presidem apenas 23 das 308 câmaras do país. No total nacional, a percentagem de mulheres eleitas para liderar executivos municipais é de 7,46%. 


- O PS alcançou a presidência de 150 câmaras colocando 12 mulheres à frente de executivos municipais 
- A CDU conquistou 34 municípios dos quais 6 são presididos por mulheres
- O PSD, entre os 86 presidentes de câmara eleitos apenas 2 são mulheres
- A coligação entre o PSD e o CDS-PP elegeu  16 presidentes,  1 é mulher
- Os grupos de cidadãos conquistaram 13 câmaras municipais, elegendo 2 mulheres  

Mas sobre o assunto veja a notícia donde tirámos estes dados: aqui, no SOL online. Lá também se pode ler:  «Durante a campanha autárquica, a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) acusou "a esmagadora maioria" das forças políticas de tratarem a candidatura de mulheres "como figuras de adorno" nas listas.
Em comunicado, a UMAR considera que está em curso um "recuo civilizacional que 'legitima' a ausência da participação das mulheres na política", sete anos depois da aprovação da lei da paridade, que prevê que as listas tenham uma representação mínima de 33,3 por cento de cada um dos sexos e que não tenham mais que dois candidatos do mesmo sexo seguidos.
De acordo com a UMAR, em 1.219 cabeças de lista que se candidataram às autárquicas de domingo, "apenas 156 são mulheres", ou seja, pouco mais de um décimo (12,79%).
"Pelo menos neste critério a quota de paridade não revela uma evolução positiva", afirma a organização, que lembrava ainda que mais de 70 candidaturas não respeitaram a lei da paridade, segundo a Comissão Nacional de Eleições».  Aqui, na integra, o comunicado da UMAR:  PARA SER AUTARCA É PRECISO “FAZER A BARBA”?

A propósito, lembremos este post.

Sem comentários:

Enviar um comentário