terça-feira, 30 de abril de 2013

NO MUSEU DO CHIADO: «ARTE SEM O FILTRO DA HETEROSSEXUALIDADE»


HETERO Q.B. - COLECTIVA INTERNACIONAL DE VÍDEO

Curadoria: emília tavares e paula roush

09.04.2013 - 30.06.2013


O artigo do jornal Público de 9 de Abril  - Museu do Chaido quer mostrar arte sem o filtro da heterossexualidade -   é bem revelador da exposição do Museu do Chiado acima divulgada. De lá retiramos: «(...) Emília Tavares, curadora de Fotografia e Novos Média do museu, e Paula Rousch, artista plástica e investigadora, lançam a partir de hoje sessões contínuas de vídeos Hetero Q.B., comissárias de uma exposição colectiva que quer fazer o museu pisar o terreno social.
E o terreno está minado (são temas "delicados", como categoriza Emília Tavares) e cada vez mais disperso: os novos feminismos, que emanam dos países ditos periféricos, cosem-se com novos discursos e o seu tecido faz-se do transgénero, do gay, do queer e estende-se ao étnico, ao religioso. Identidades, portanto, em curtas e longas, vistas exclusivamente por mulheres.
Tudo porque "os museus têm que ser cada vez menos espaços só de legitimação e devem estar a par do que está a acontecer socialmente - ir ao encontro do que está a preocupar, a chocar ou não com a vida das pessoas", explica Emília Tavares ao PÚBLICO. E tanto Paula Rousch, que também participa como artista nesta exposição com Maria Lusitano em Exchanging gifts out there in the orient sobre a surrealista francesa Valentine Penrose, quanto a curadora do Museu do Chiado sentem que também o museu lisboeta devia, como outras "instituições que têm responsabilidades na arte contemporânea pela Europa e pelo mundo", abordar a temática do género. (...)». Continue a ler no site do jornal. E saiba mais no site do Museu.

Sem comentários:

Enviar um comentário