quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PORQUE HOJE É 13 DE SETEMBRO, CLARA SCHUMANN

No dia de seu 193º aniversário, o Google celebrou a data com um Doodle na sua página inicial. Google celebra 193º aniversário de Clara Schumann com Doodle



Terminemos o 13 de Setembro de 2012  com a imagem com que o Google abriu a sua página durante o dia de hoje -  sobre Clara Schumann,  193 .º aniversário . Na wikipédia bastante informação, nomeadamente (destaques nossos):
«(...)
Aos 14 anos, começou a compor o Concerto para piano em lá menor, que foi apresentado quando ela estava com 16, tendo a regência de Felix Mendelssohn.
Destacou-se não só por isso, mas também pela performance de compositores românticos da época, como Chopin e Carl Maria Von Weber.
Na adolescência iniciou um romance com Robert Schumann que na época era aluno de seu pai. Ao tomar conhecimento da ligação de Robert e Clara, Wieck ficou furioso, pois Robert tinha problemas com a bebida, o fumo e crises depressivas. Preocupado com o futuro da filha, proibiu a relação. A conseqüência foi uma longa batalha judicial, em que, após um ano de litígio, Schumann conseguiu a permissão para desposar Clara, após ela completar 21 anos.
Depois do casamento, Clara e Robert começaram uma longa colaboração, ele compondo e ela interpretando e divulgando suas composições. Clara continuou a compor, mas a vida em comum era complicada, pois ela foi forçada a parar a carreira por diversos períodos, devido às 8 gestações e, apesar de Schumann aparentemente encorajar sua criação musical, ela abdicou muitas vezes de sua carreira como compositora para promover a do marido. A situação era agravada por várias diferenças entre o casal: Clara adorava turnês, Robert as odiava; ele precisava de silêncio e tranquilidade para praticar, o que significa que Clara ficava em segundo plano, pois somente após o estudos do marido ela poderia ter suas horas de estudo.
(...)»

Clara Schumann's Romance in A minor from 1853.

Sem comentários:

Enviar um comentário