quarta-feira, 12 de setembro de 2012

EM MEMÓRIA DA PAULA MASSANO


No próximo dia 15 de Setembro, Francisco Camacho / EIRA estreia em Guimarães, a sua mais recente peça de grupo "ANDIAMO!"no âmbito da programação de artes performativas de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.
«(...)
"Este espectáculo ė dedicado à memória de Paula Massano (1949-2012), bailarina e coreógrafa, que foi uma das pessoas mais influentes no meu percurso profissional. Com ela tive o primeiro contacto com técnicas e abordagens artísticas que desconhecia. Acima de tudo, descobri a improvisação e o papel do intérprete enquanto co-criador, com o acrescido sentido de responsabilidade na construção de um espectáculo, e a satisfação por essa responsabilidade partilhada.
Reside nesse tempo de trabalho com a Paula Massano a fonte do meu maior interesse numa criação de grupo como esta: o desafio e entusiasmo de reunir uma equipa de colaboradores, desde bailarinos e actores até músicos, de teóricos a cenógrafos, figurinistas e desenhadores de luz. É nesta reunião de experiências e visões artísticas diversificadas que se consubstancia a proposta do espectáculo a ser criado. Os diferentes contributos constituem a matéria a partir da qual ele se edifica. É através do diálogo, artístico e profissional, que propomos conjuntamente uma experiência estética que desejamos ser uma resposta possível à observação do mundo, deste e de outros tempos.
Focámo-nos nos comportamentos humanos e nas interacções sociais, nas relações de poder e dominação, exclusão e inclusão, dependência e autodeterminação. Atendemos à complementaridade e simetria no desenvolvimento das cenas; trabalhando igualmente ao nível do indivíduo e do grupo. Explorámos o movimento na tensão entre animal e humano, quotidiano e improvável, melancólico e vigoroso.
Na definição do espaço cénico, optámos por uma ideia de paisagem exterior com material próprio de espaços interiores, um espaço de passagem, em que a ameaça de perigo vai a par de uma relativa frieza ou descaracterização. Para o habitar, ao lado de outras personagens, convocámos figuras de diferentes imaginários, como sejam o mamuthone - do carnaval em Mamoiada, na Sardenha - ou a de um mensageiro - a exemplo da tragédia grega.
Não podíamos, nem queríamos, alhear-nos do contexto específico em que vivemos, local e globalmente. Andiamo! é uma interpelação, necessariamente traiçoeira, àqueles que no palco e fora dele, consideram que as estruturas - e as suas estratégias - que enformam as nossas vidas têm de ser confrontadas".

 Francisco Camacho


E Paula Massano foi também nossa colega aqui na DGARTES, e faleceu em Março deste ano. E como gostamos que seja objeto de homenagem! Porque era uma mulher de cultura e a colega de quem sentimos saudades. Tudo ainda muito presente.

Paula Massano


1 comentário:

  1. não é um comentário à memória da Paulinham estou segura que ela tembém teria gostado de saber que este filme está em exibição no espaço Nimas:

    http://vimeo.com/15686678

    ResponderEliminar