terça-feira, 10 de setembro de 2019

«Guia de boas práticas dos órgãos de comunicação social na prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica»



«(...)
Este documento, que chegará às redações e escolas de jornalismo de todo o país, apresenta uma lista de objetivos que reforçam o papel informativo e capacitador da comunicação social neste contexto, sendo o resultado de um trabalho em parceria com os vários grupos e órgãos de comunicação social, com a Entidade Reguladora da Comunicação Social, com o Sindicato dos Jornalistas Portugueses e com especialistas em género e comunicação, que prontamente aceitaram este desafio.
Segundo a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, “a forma como os crimes de violência contra as mulheres e violência doméstica são tratados pelos órgãos de comunicação social é determinante para o modo como estes são entendidos e interpretados pelo público. A frequência com que os incidentes são noticiados, o destaque que lhes é dado, as informações incluídas ou omitidas, as palavras utilizadas para descrever o sucedido – todos estes fatores fazem a diferença na compreensão social da violência”.
O guia é composto por 10 objetivos e vários exemplos concretos de práticas para uma comunicação que proteja as vítimas e explicite que a violência contra as mulheres e violência doméstica é inaceitável. “A tolerância para com os comportamentos violentos e para com a pessoa agressora é zero e a mensagem que urge veicular é a de total apoio às mulheres e crianças vítimas”, escreve a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade na introdução deste guia, destacando o papel decisivo da comunicação social na compreensão, prevenção e combate a este crime». Saiba mais.


Sem comentários:

Enviar um comentário