terça-feira, 19 de junho de 2018

MOSTRA | Padre Manuel Antunes / Pedagogo da Democracia | 12 JUN 2018 - 31 AGO 2018 | BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL | LISBOA




«Há grandes personalidades pouco conhecidas, mas que sonharam um mundo melhor e inspiraram a sociedade livre e democrática em que hoje vivemos. O padre e professor Manuel Antunes  (1918-1985), foi uma dessas figuras extraordinárias que nasceu há cem anos, no fim da Primeira Guerra Mundial.
Formou-se na Companhia de Jesus, tornou-se padre jesuíta, foi professor de mais de 15 mil alunos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Ensinou jovens que se tornaram líderes, professores, poetas, atores, escritores. Ajudou muitos com sabedoria e «paciência revolucionária», aquando da perseguição política e da censura, de que também foi alvo.
Pensou e escreveu sobre os diferentes temas e problemas do mundo do passado, do presente e do futuro. Escreveu os seus textos, assinando-os com 126 pseudónimos, sobre Filosofia, Psicologia, História, Teologia, Literatura, Sociologia, Antropologia, Economia, Política, sobre civilizações antigas e modernas e sobre os diversos povos, países e continentes do mundo. Deixou um exemplo de homem bom e universal. É o percurso e a obra desta figura fascinante, o professor Manuel Antunes, sj, considerado um dos maiores sábios do século XX, que damos a conhecer nesta mostra». Saiba mais.


Aspectos da mostra/exposição sobre o Padre Manuel Antunes 
que pode ser vista na Biblioteca Nacional/Refeitó

Sem comentários:

Enviar um comentário