quarta-feira, 6 de junho de 2018

«Lisboa, cidade triste e alegre»





LISBOA, CIDADE TRISTE E
 ALEGRE: ARQUITETURA DE UM LIVRO
12 ABR 2018 A 16 SET 2018
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
PALÁCIO PIMENTA
LISBOA


«(...)
Livro de culto sobre Lisboa, considerou-se fundamental dedicar-lhe uma exposição na cidade que o inspirou e à qual os autores consagraram esta obra, que assim descreveram na apresentação:
 (...) o retrato da Lisboa humana e viva através dos seus habitantes – de dia, de noite, nos seus bairros, na Baixa, no Tejo – revelação ora alegre ora triste, mas sempre terna e sentida, da vida de uma cidade. Talvez por isso fosse mais adequado chamar-lhe «poema gráfico» - até porque o arranjo das imagens e a própria composição do livro têm, no seu grafismo, o fluir, a alternância de ritmos, as ressonâncias de uma obra poética.
 Dada a diversidade de características da obra - que ultrapassam largamente o domínio da fotografia – o Museu de Lisboa convidou, para prestar testemunho, um conjunto de personalidades provenientes de áreas distintas. 
Assim, participam no catálogo e no ciclo de conversas: Alexandre Pomar, André Príncipe, Mário Moura, Michel Toussaint, Luís Camanho, Paulo Catrica, Pedro Mexia e Teresa Siza. Este projeto é de uma exposição e também de uma edição.(...)». Leia na integra.






Sobre o Livro/Exposição, por exemplo, no Observador:

“Lisboa, cidade triste e alegre”: o retrato em movimento que de livro passou a exposição 

Veja aqui.




Sem comentários:

Enviar um comentário