quinta-feira, 8 de março de 2012

8 DE MARÇO


No Dia Internacional da Mulher
 uma escolha de notícias, iniciativas,
 imagens, ...


No Dia Internacional da Mulher, a Comissão dos Direitos da Mulher e Igualdade de Género envia ao Parlamento Europeu uma série de recomendações para reduzir o fosso entre homens e mulheres. Com a crise no mercado laboral, também as desigualdades de salários têm vindo a aumentar. Preocupações que marcam a agenda das mulheres que representam Portugal em Estrasburgo. Mais através do Portal Sapo.
«(...) A propósito do Dia Internacional das Mulheres (8 de Março), um conjunto de activistas, grupos e movimentos sociais denunciam como nestes tempos sombrios de austeridade, as “respostas” neo-liberais estão a agravar a vulnerabilidade laboral e social das mulheres.
O documento alerta para o facto destas medidas terem como consequência o aumento do desemprego e da sua duração, da precariedade laboral, da desigualdade salarial entre homens e mulheres, da diferenciação de género ao nível de reformas e das pensões, ampliando a dimensão e impactos da pobreza. Argumenta-se ainda que os cortes no investimento público como, por exemplo, na área da educação, dos serviços de saúde sexual e reprodutiva, de serviços e equipamentos de apoio a crianças e idosos e a mercantilização do acesso à habitação têm e terão efeitos na vida das mulheres que não podem ser subestimados. O aumento da sua vulnerabilidade à violência de género; o ataque aos direitos laborais, e de direitos laborais conquistados na vivência da maternidade e da paternidade são outras preocupações apontadas (...)». O resto

Desigualdade de gênero é estupidez econômica, diz Banco Mundial -  «Investir em políticas de redução das desigualdades de gênero favorece o crescimento dos países, com efeitos diretos na aceleração da economia. Esta é uma das conclusões do relatório sobre o desenvolvimento mundial de 2012, lançado nesta terça (6), pelo Banco Mundial, durante as comemorações dos 80 anos do voto feminino no Brasil». Saber mais.  E as principais mensagens do Relatório.
Dia Internacional da Mulher: Amnistia Internacional destaca situação das mulheres no Médio Oriente - As pessoas em todo o mundo devem mostrar a sua solidariedade para com as corajosas mulheres que desempenharam um papel essencial nas revoltas do Médio Oriente e Norte de África, afirma a Amnistia Internacional. Mais.


E de assinalar a INICIATIVA na Assembleia da República.

Sem comentários:

Enviar um comentário