quinta-feira, 3 de outubro de 2019

CICLO MULTIDISCIPLINAR | «E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres nas Artes e nas Ciências»



«E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres nas Artes e nas Ciências | Ciclo Multidisciplinar

Em 1889, licenciava-se a primeira mulher numa universidade portuguesa. Em 1911, votava pela primeira vez uma mulher em Portugal. Em 1944, doutorava-se a primeira mulher na Universidade do Porto.
Cento e trinta anos depois, parecerá consensual a importância que as mulheres desempenham na universidade e na sociedade em geral.  E, no entanto, em muitos casos, o seu percurso foi lento e penoso, e de muitas delas, pouco sabemos. Quem são estas mulheres? Quais são as suas histórias? Que obstáculos tiveram de enfrentar?
Partindo da célebre frase que Galileu terá proferido perante o tribunal da Inquisição E pur, si muove!, o ciclo multidisciplinar E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres nas Artes e nas Ciências pretende, assim, homenagear o contributo de várias mulheres em diferentes áreas profissionais, bem como dar conta da sua história e do gesto de rebeldia que foi o de desafiarem e ultrapassa­rem os limites culturalmente associados ao seu sexo.
Este evento multidisciplinar, organizado por Ana Luísa AmaralMaria Clara Paulino e Marinela Freitas, decorrerá de 10 de setembro a 29 de outubro de 2019, em vários espaços na cidade do Porto. O programa, que inclui debates, mesas-redondas, ciclos de cinema, exposições, conferências, programas de rádio e lançamentos de livros, mostrará como apesar de tudo e contra tudo, as mulheres, muitas vezes, se moveram. E afinal, com elas, também o mundo». Saiba mais.






Sem comentários:

Enviar um comentário