segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

ENVELHECIMENTO ACTIVO | Nancy Pelosi | COM 78 ANOS ELEITA PRESIDENTE DA CÂMARA DE REPRESENTANTES DO CONGRESSO NORTE AMERICANO







«Esta quinta-feira, 3 de Janeiro, a Câmara dos Representantes do Congresso Norte Americano elegeu o seu Presidente para o 116º mandato. É uma Câmara inédita sob vários aspectos: a primeira com 87 mulheres e 43 negras, tem a mulher mais nova de sempre (Alexandria Ocasio-Cortez, com 29 anos), as primeiras negras eleitas pelo Massachusetts (Ayanna Pressley) e pelo Connecticut (Jahana Hayes), as primeiras duas nativas americanas (Sharice Davids e Deb Haaland), as primeiras duas latinas do Texas (Veronica Escobar e Sylvia Garcia) e a primeira mulher eleita pelo Iowa (Abby Finkenauer). (...)
Assim, enquanto decorria a votação, Nancy sentou-se na bancada e nem pestanejou quando um colega propôs a candidatura do ex-Vice-Presidente Joe Biden. Acenando para os amigos e conversando com alguns, nem pareceu reparar nas propostas e votos contrários. No final, 16 democratas votaram contra ela, nada de alarmante. Criou-se assim outro ineditismo: a primeira mulher Presidente da Câmara dos Representantes em 2007-11 é também a primeira a sê-lo por duas vezes. (depois de ser Presidente da Minoria, entre 2011 e 2017). (...)
Ao longo dos anos, Nancy Pelosi sempre defendeu vigorosamente todas as causas liberais, desde a Interrupção Voluntária da Gravidez e facilitar a vida aos imigrantes. Sobre este último tema, que actualmente é uma das bandeiras de Trump, ela chegou a citar o Presidente Ronald Reagan: “Se fecharmos a porta a novos americanos, vamos perder muito em breve a nossa liderança no mundo”. Foi a favor da reforma da segurança social de Obama (“Obamacare”), dos direitos LBGT, da legalização da canábis; e foi contra as duas guerras do Iraque, a tortura dos prisioneiros de guerra (“waterboarding”) e a ausência de controlos sobre a compra de armas de guerra por cidadãos comuns.
Noutra entrevista, no programa Today, a poucas horas de ser empossada, a jornalista Savannah Guthrie perguntou-lhe porque é tão pouco querida – os seus índices de popularidade estão abaixo dos de Trump. Pelosi, nada incomodada, respondeu que era o resultado da guerra eleitoral: “Os republicanos gastaram mais de cem milhões de dólares em propaganda – 137 mil spots publicitários tinham o meu nome. E eles são contra mim porque sou eficiente. Sou uma legisladora muito boa. E sou eficiente a receber donativos de campanha. A melhor. Por isso têm de me deitar abaixo e foi isso que tentaram”.
Na verdade, Nancy não precisa de ser popular, porque nunca concorreu a uma eleição nacional. Só precisa de vencer no distrito que representa, na Califórnia, onde ganha sempre com maiorias absolutas. Isso tem-lhe permitido fazer campanha a angariar fundos para os democratas em dificuldades noutros distritos.
Uma coisa que ela não precisa de demonstrar é a sua honestidade. Sempre defendeu claramente aquilo em que acredita e nunca fez compromissos duvidosos. Agora, que vai enfrentar a maior batalha da sua vida, é uma qualidade importante. Quando se retirar, daqui a quatro anos, será como a mulher mais influente de sempre na política dos Estados Unidos – e de cabeça levantada». Leia na integra.
_________________
Nancy Pelosi tem 78 anos - nasceu a 26 de março de 1940.

Sem comentários:

Enviar um comentário