9 setembro | 17h00 | Sala de Formação | Entrada livre
«Encontro inaugural de Letras com aromas - conversas às escuras, iniciativa da ALDV, Área de Leitura para Deficientes Visuais da BNP, que decorrerá entre 2013 e 2014.
À conversa com um escritor serve-se café e fala-se da sua obra num ambiente totalmente escurecido, em que pessoas cegas acolhem e guiam os que vêem. Na partilha do aroma e na companhia das palavras ilumina-se um mundo, apenas aparentemente, não visível.
Passando por toda a obra de Inês Pedrosa, a conversa centrar-se-á no romance A eternidade e o desejo, obra sobre Clara, uma portuguesa que regressa ao Brasil, terra em que em tempos perdeu a visão e um amor, e a que agora retorna numa busca iluminada pelas palavras do Padre António Vieira. Este diálogo entre o Brasil moderno e a vida aventurosa do jesuíta do século XVII será, pois, o ponto de partida para a conversa desta primeira sessão.
"A cegueira que cega cerrando os olhos, não é a maior cegueira; a que cega deixando os olhos abertos, essa é a mais cega de todas: e tal era a dos Escribas e Fariseus. Homens com os olhos abertos e cegos. Com olhos abertos, porque, como letrados, liam as Escrituras e entendiam os Profetas; e cegos, porque vendo cumpridas as profecias, não viam nem conheciam o profetizado." in a A eternidade e o desejo».
Sem comentários:
Enviar um comentário