quinta-feira, 8 de agosto de 2019

TONI MORRISON | «vencedora do Prémio Pulitzer de Ficção e do Nobel da Literatura, em 1993 (foi a primeira mulher afro-americana a receber o galardão), morreu esta terça-feira, aos 88 anos, em Nova Iorque»





«(...).Toni Morrison nasceu em 1931, em Lorain, no estado norte-americano do Ohio. Foi professora na Universidade de Princeton e é autora de vários romances que têm como tema a população negra dos EUA e a situação das mulheres, entre os quais se encontram “A dádiva”, “A nossa casa é onde está o coração” e “Deus ajude a criança”.
Foi com “Beloved”, inspirado em acontecimentos reais ocorridos no Kentucky em 1856 — uma antiga escrava mata a sua própria filha para evitar que esta sofra como ela sofreu — e considerado pelo “New York Times” um dos romances mais importantes do século XX, que venceu o Pulitzer, em 1988.
Do antigo presidente norte-americano Barack Obama recebeu também a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil do país, tendo ainda sido galardoada com a Legião de Honra francesa.


E no NYT:

Toni Morrison, Revolutionary Political Thinker

She should be remembered for the sharp clarity of her social vision, as well as for her gorgeous words.
Dr. Davis is a social justice activist. Dr. Griffin is a scholar of Toni Morrison». Neste endereço..

Sem comentários:

Enviar um comentário