«A exposição enquadra-se nas comemorações do Dia Internacional da Mulher e tem como fonte o amplo acervo do Arquivo Fotográfico da CME.
O conjunto de fotografias expostas - reproduções digitais de negativos a preto e branco - resulta da pesquisa de sinais de narrativas e imagens iconográficas do tema nas diferentes coleções do Arquivo Municipal, remetendo para a perceção e representação da imagem da mulher nos últimos 150 anos.
A seleção das imagens, que se quis o mais abrangente possível, teve em conta as diferentes coleções do Arquivo, e uma preocupação cronológica que permite acompanhar o estatuto da mulher nos diferentes períodos históricos e na obra dos vários fotógrafos. Maria Eugénia Reya Campos, Ricardo Santos, José Pedro Braga Passaporte, Ricardo Santos, Estevão de Oliveira Fernandes, Francisco Manuel Fialho, Mário da Gama Freixo, Joaquim da Silva Nogueira (Photo Brasil), Eduardo Nogueira, David Freitas, António Passaporte, Marcolino Silva, Paulo Nuno Silva revelam-nos testemunhos do dia-a-dia, dificuldades do mundo do trabalho e da afirmação das mulheres num universo masculino; trazendo para o discurso expositivo a burguesa do séc. XIX, a mulher confinada ao espaço doméstico, as operárias fabris das primeiras unidades industriais da região, as camponesas alentejanas e das serras algarvias, as primeiras empregadas de serviços, as artistas dos palcos lisboetas e eborenses, as funcionárias da autarquia de Évora, ou as mulheres anónimas que o olhar de cada fotógrafo soube enobrecer». Saiba Mais.
Sem comentários:
Enviar um comentário