terça-feira, 29 de setembro de 2015

«NEGRITUDE»





ARTES VISUAIS | LISBOA

AR DE FILMES | LUMIAR CITÉ
WOLE SOYINKA E LÉOPOLD SENGHOR - UM DIÁLOGO SOBRE 
A NEGRITUDE
De Manthia Diawara
26 de setembro a 8 de novembro
Lumiar Cité
Rua Tomás del Negro, 8A
Lisboa 


«Partindo de material de arquivo, Manthia Diawara organiza um diálogo imaginado entre Léopold Senghor, um dos fundadores do conceito de Negritude, e Wole Soyinka, escritor nigeriano laureado com o Prémio Nobel da Literatura." 
Em coprodução com o Goethe-Institut Portugal e a kʼa Yéléma Productions (Paris) e em parceria com o AFRICA.CONT/Câmara Municipal de Lisboa, o espaço Lumiar Cité apresenta o filme "Wole Soyinka e Léopold Senghor - Um Diálogo sobre a Negritude", da autoria de Manthia Diawara. O projeto contempla ainda uma exposição, que decorre de 26 de setembro a 8 de novembro, período durante o qual o filme será projetado em quatro sessões diárias, às 15h00, 16h00, 17h00 e 18h00.
Segundo Manthia Diawara, "o filme prova a relevância atual do conceito de Negritude, confrontando o ponto de vista dos seus muitos críticos, não apenas para os processos de descolonização e independência das décadas de 1950 e 1960, mas também para a compreensão do nacionalismo nos contextos artísticos e políticos contemporâneos, a intolerância religiosa, o multiculturalismo, o êxodo africano e de outras populações do Sul, e as políticas migratórias xenófobas do Ocidente".
Depois da sua antestreia no Cinema Ideal, o filme torna-se o centro da exposição que inaugura no espaço Lumiar Cité, transformando o andar superior da galeria num cinema temporário, no qual é apresentado durante seis semanas em sessões diárias fixas. A inauguração da exposição coincide com uma conferência que conta com a presença de Manthia Diawara, Salah M. Hassan (Universidade de Cornell, EUA), Manuela Ribeiro Sanches (CEC/FLUL) e a moderação de José António Fernandes Dias (AFRICA.CONT), organizada em colaboração com o AFRICA.CONT/CML e o Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
O filme surge como o primeiro resultado de uma série de conferências organizadas pela Maumaus e o Goethe-Institut em parceria com AFRICA.CONT/CML, a New York University (EUA), a Akademie der Künste (Berlim, Alemanha) e o Institute for Comparative Modernities / Cornell University (Ithaca, EUA) que, desde 2011, tiveram lugar em Lisboa, em Dakar ("Modernities in the Making") e em Berlim ("Rethinking Cosmopolitanism"). Em 2016, o projeto terá continuidade em Lisboa, com o lançamento de duas publicações que reúnem ensaios dos participantes nas conferências». Saiba mais.




Sem comentários:

Enviar um comentário