quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

MULHERES EM DESTAQUE | Anne Teresa de Keersmaeker


«Anne Teresa de Keersmaeker em Lisboa» é um livro de ensaios, da Imprensa Nacional Casa da Moeda, lançado recentemente, para, nas palavras sobre a matéria no jornal DN, de Maria João Caetano, «recordar a primeira edição da bienal Artista na Cidade». A sinopse que pode ser vista no site da Imprensa Nacional Casa da Moeda:

«2012 foi o ano em que todos os grandes palcos de Lisboa se juntaram num esforço inédito para receber Anne Teresa de Keersmaeker, a sua primeira artista na cidade. Foram revisitados 30 anos na carreira de uma bailarina e coreógrafa cujo impacto não é apenas artístico: Envolve uma dimensão profundamente cultural, com uma ética de trabalho e um alcance político que exige um olhar CULTURAL, um pensamento, mas também ferramentas de interpretação. 
Este livro procura testemunhar esse legado e essa exigência».

O destaque do artigo referido:



E para saber mais veja  Quem é Anne Teresa de Keersmaeker?, também de Maria João Caetano, que começa assim: «Para os mais distraídos, Anne Teresa de Keersmaeker é apenas a coreógrafa que Beyoncé plagiou num dos dos seus últimos videoclipes. Mas ela é muito mais do que isto. Estamos perante uma dos nomes incontornáveis na dança contemporânea.
Anne Teresa de Keersmaeker apresentou a sua primeira criação aos 20 anos, depois de ter estudado na Mudra, a escola do coreógrafo Maurice Béjart, em Bruxelas, e de ter passado uma temporada na Tisch School, em Nova Iorque».






1 comentário:

  1. Mais uma vez, não é um comentário, mas sim uma chamada de atenção: em Marrocos foi abolido o artigo 475 do Código Penal de Rabat que permitia aos violadores de mulheres de não serem condenados desde que casassem com as suas vítimas:

    http://www.amnesty.org/en/for-media/press-releases/morocco-amendment-rape-provision-step-right-direction-2014-01-22

    ResponderEliminar