terça-feira, 14 de janeiro de 2014

MAIS VALIA | Depois dos 55 anos













A colega Mónica Guerreiro (DGARTES)  sinalizou a notícia da imagem que pode ler aqui,  e que começa assim:
«A Fundação Calouste Gulbenkian criou um projecto que pretende conciliar voluntariado e envelhecimento activo. Depois da selecção e formação, já há 60 pessoas prontas para partir
António Raposo, 62 anos, sempre disse que, quando chegasse à reforma, ia retribuir o que a vida lhe deu. Foi oficial da Armada portuguesa e acha que agora é que tem tempo para poder dar aos outros. Foi por isso que esteve cerca de um mês em Luanda, Angola, numa missão de voluntariado.
Em 2011, pôs-se a enviar emails para organizações nacionais e internacionais de voluntariado, mas nada: "Acho que não respondem por causa da idade, pensam que os mais velhos não têm capacidade", diz. Finalmente soube do projecto Mais Valia da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), um programa de voluntariado para maiores de 55 anos nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Foi escolhido para ir para Luanda: durante cerca de um mês, trabalhou com a Fundação Fé e Cooperação, a fazer um levantamento das organizações sociais angolanas e das necessidades que têm ao nível da formação». Continue a ler.
Mas saiba mais sobre o Projeto Mais Valia da Gulbenkian: neste endereço. Quem sabe pode ir de encontro à vontade de seniores que  passam por aqui, pelo Em Cada Rosto Igualdade. E, com conhecimento de causa, a nosso ver, seja-se sénior ou júnior,  trabalhar para o desenvolvimento - e o Programa da Gulbenkian onde o «Mais Valia» está integrado  designa-se Parcerias Para o Desenvolvimento -  tem retorno garantido além do que o financeiro traduz para qualquer bom profissional. E se é em regime de voluntariado certamente que será acrescido. 
E lembrei-me  dos OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL que irão substituir os Objetivos do Milénio e, a propósito, a publicação da imagem abaixo disponível aqui.  
Mas para saber desde o princípio, por exemplo, esta notícia.




E a Sustainable Development Solutions Networkuma iniciativa das Nações Unidas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário