terça-feira, 16 de abril de 2019

«Mário Cruz ficou intrigado com as ondas de lixo em Manila. Foi lá e descobriu uma cidade dentro de um rio. O World Press Photo premiou-o. Há uma exposição para ver, em Algés»

Mário Cruz

«O rio de plástico de Mário Cruz premiado pelo World Press Photo à vista em Algés

Mário Cruz ficou intrigado com as ondas de lixo em Manila. Foi lá e descobriu uma cidade dentro de um rio. O World Press Photo premiou-o. Há uma exposição para ver, em Algés»


Ainda sobre a exposição:
«A Câmara Municipal de Oeiras abriu as portas do Palácio Anjos, em Algés, para a exposição “Living Among What’s Left Behind”, de Mário Cruz. O fotojornalista apresenta o seu trabalho, premiado pelo World Press Photo 2019.
Ao todo, estão expostas 40 imagens que retratam o perigoso caminho que a humanidade enfrenta, quando descura os direitos fundamentais e abandona a preservação do meio ambiente. A fotografia distinguida pelo World Press Photo mostra uma criança que recolhe materiais recicláveis, para obter algum tipo de rendimento que lhe permita ajudar a família, deitada num colchão rodeado por lixo que flutua no rio Pasig, que já foi declarado biologicamente morto na década de 1990.
O livro “Living Among What’s Left Behind” surge como um apelo à ação e é da responsabilidade da Nomad, sob edição de Mário Cruz e em colaboração com o Estúdio Degrau. Contém 70 fotografias, umas a preto e branco e outras a cores, que retratam, de forma crua, a realidade que Mário Cruz encontrou em Manila. A capa foi produzida através do processamento de 160 kg de resíduos industriais e desperdícios de uso doméstico. Cada capa é criada individualmente e à mão, resultando em exemplares com capas únicas, que simbolizam a abundância de lixo que deixamos para trás. Saiba mais.

 Living Among What’s Left Behind 
Patente ao público de 7 de Abril a 26 de Maio 2019
Horários
Terça a sexta das 10h às 18h (ultima entrada às 17h30).
Sábados e domingos das 12h às 18h (ultima entrada às 17h30).
Encerra segundas e feriados.
Entradas gratuitas
 INFORMAÇÕES
Palácio Anjos: Alameda Hermano Patrone, 1495-064 Algés
Contacto: 214111400 | panjos@cm-oei


Sem comentários:

Enviar um comentário