terça-feira, 16 de abril de 2019

A FOTOGRAFIA DO ANO DO WORLD PRESS PHOTO 2019 É DA AUTORIA DO NORTE-AMERICANO JOHN MOORE | «mostra uma violência diferente, que é psicológica»



JOHN MOORE/ GETTY IMAGES


Do Semanário EXPRESSO:

«A fotografia do ano do World Press Photo 2019 é da autoria do norte-americano John Moore, anunciou nesta quinta-feira a organização dos prémios em Amesterdão, na Holanda. A foto, captada em 12 de junho de 2018, mostra uma menina hondurenha a chorar quando a mãe é revistada e detida próximo da fronteira dos Estados Unidos com o México, em McAllen, no Texas.
A imagem, que valeu ao fotógrafo norte-americano um prémio de 10 mil euros, foi capa da revista "Time" e gerou a contestação ao programa do Presidente norte-americano, Donald Trump, de separação das famílias de imigrantes. Em declarações posteriores ao jornal britânico "Daily Mail", o pai da menina disse que a filha não foi retirada à mãe e que ambas foram detidas juntas.
Para John Moore, a "imagem tocou os corações de muitas pessoas", como o seu, porque "humaniza uma história maior". Segundo um dos membros do júri da competição, a fotojornalista brasileira Alice Martins, a fotografia de Moore mostra "uma violência diferente, que é psicológica". (...)». Leia mais.
____________



Sem comentários:

Enviar um comentário