quarta-feira, 30 de maio de 2018

MARÍA DOLORES PRADERA









Maria Dolores Pradera morreu. Uma vida longa e cheia que queremos assinalar no Em Cada Rosto Igualdade. E começamos com o «Tú que puedes, Vuélvete» no vídeo acima. Depois, recorrendo ao Observador:

«Cantora Maria Dolores Pradera morreu em Madrid aos 93 anos

A cantora e atriz Maria Dolores Pradera morreu na segunda-feira em Madrid, cidade onde nascera há 93 anos, informaram fontes familiares ao diário espanhol El País.
Maria Dolores Pradera tinha um longo percurso artístico, de quase 70 anos, e uma discografia de 40 discos, tendo ao longo da sua carreira obtido vários prémios e distinções, entre os quais um Grammy de excelência artística, pela sua carreira, com que foi galardoada em 2008.
O Prémio Nacional de Teatro, a Medalha de Ouro das Belas Artes, a Comenda da Ordem de Isabel, a católica, medalha da cidade de Madrid de Mérito Artístico e a Medalha de Ouro de Madrid de Mérito Artístico contam-se no palmarés de Maria Dolores Pradera.
A carreira da artista madrilena começou no cinema, em 1941, no filme “Porque te vi chorar”. Também atuou no teatro em peças como “A Celestina”, “Maria Pineda” ou “Fortunata e Jacinta”, mas foi como cantora que obteve sucesso internacional O seu primeiro disco foi gravado em novembro de 1960 e, na sua trajetória musical – grande parte da qual com Los Sabadeños, um grupo de música tradicional das ilhas Canárias nascido em 1965 — constam composições de Carlos Cano, Mercedes Sosa, Amâncio Prada ou da cantora e compositora peruana Chabuca Granda». Continue a ler.
JJ Guillen/EPA

Sem comentários:

Enviar um comentário