quarta-feira, 23 de abril de 2014

NO DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR 2014 | 23 abril


Hoje, 23 de Abril, celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A data tem como objetivo «reconhecer a importância e utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população». «Chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento económico».A origem da data: «A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de Abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de Abril de 1899 nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de Abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o escritor inglês William Shakespeare».
No site da ONU-  World Book and Copyright Day 23 April  podemos ler:

"Our goal is clear – to encourage authors and artists and to ensure that more women  and men benefit from literacy and accessible formats, because books are our most powerful forces of poverty eradication and peace building". Irina Bokova
E ver a seguinte imagem:

«Women in a camp for internally displaced persons
 in North Darfur are taught to read English by volunteer
 teachers. UN Photo/Albert González Farran»

E saber da  World Book Capital City que este ano é: Port Harcourt (Nigeria). De facto: «Each year, UNESCO and the international organizations representing the three major sectors of the book industry - publishers, booksellers and libraries, select the World Book Capital for a one-year period, effective 23 April each year». 
E nesta atmosfera não é desajustado divulgar a revista seguinte, a que chegámos través da FEMINIST LIBRARY:


Como também faz sentido, em semana do 25 de ABRIL,  retirado do excelente número do JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias -  que lhe é dedicado, seguir o texto de HÉLIA CORREIA, e indicar livros:




Sem comentários:

Enviar um comentário