quarta-feira, 24 de abril de 2013

«MULHERES ASSASSINAS»

Lembrámos no início e agora que está quase a terminar - a 28 de Abril :OBRA CONVIDADA. Lucas Cranach, o Velho. Judite com a cabeça de Holofernes - no Museu Nacional de Arte Antiga.




«OBRA CONVIDADA. Lucas Cranach, o Velho. Judite com a cabeça de Holofernes - Vinda do Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque, Judite com a Cabeça de Holofernes apresenta-se ao lado da célebre Salomé com a Cabeça de São João Baptista, do MNAA. Uma extraordinária ocasião para entrar em contacto com o peculiar e vasto universo feminino da obra de Cranach, onde a graça e a voluptuosidade podem ser emblemas de virtude heróica (Judite) ou
de sedutora perversidade (Salomé) e onde frequentemente se esbatem ou se tornam ambíguas as noções de beleza, sagrada e profana.
A reunião destas duas pinturas – pela primeira vez, dado que nunca participaram nas mesmas exposições – permite-nos ver a forma semelhante como Cranach retrata duas figuras diferentes, utilizando os mesmos artifícios e uma composição similar». +





E sobre esta exibição excerto de trabalho de José Luis Porfirio:   


Mas há mais, nestes dias de sol, uma ida ao Museu Nacional de Arte Antiga e olhar o Tejo e a outra margem,   a partir do seu jardim é, só por si, um Programa. 

Museu Nacional de Arte Antiga (Jardins 1)Museu Nacional de Arte Antiga (Jardins 2)Museu Nacional de Arte Antiga (img1)


Sem comentários:

Enviar um comentário