quinta-feira, 23 de agosto de 2012

FAZER DA CIÊNCIA E DA INOVAÇÃO UM MUNDO NO FEMININO

A União Europeia está empenhada em conseguir que mais jovens se interessem pela ciência e a fazer da ciência e  inovação «um mundo no feminino». No lançamento da campanha, a 21 de Junho, foi dito: «Perante a necessidade de um milhão de novos investigadores até 2020 na União Europeia, a Comissão lançou hoje uma campanha destinada a interessar as raparigas pela ciência e estimular mais mulheres a escolherem a investigação como carreira. As mulheres constituem mais de metade da população estudantil da UE e 45% dos doutoramentos, mas apenas um terço dos investigadores de carreira. Ainda são também minoritárias nas licenciaturas em engenharia e na indústria transformadora. A campanha, de três anos, começará por procurar interessar adolescentes do sexo feminino pelo estudo das ciências, das tecnologias, da engenharia e da matemática (disciplinas STEM). A tónica alargar-se-á então a todas as estudantes, de um modo geral, estimulando-as a ponderarem carreiras de investigação.
A Comissária europeia responsável pela Investigação, Inovação e Ciência, Máire Geoghegan-Quinn, declarou: «Esta campanha vai mostrar às mulheres e às jovens que a ciência não se resume a velhotes de bata branca. A ciência oferece oportunidades de carreira fantásticas e a possibilidade de marcar uma verdadeira diferença para a nossa sociedade e o nosso futuro. A sub-representação das mulheres num setor tão vital para a nossa economia não faz sentido, numa altura em que a Europa luta por crescimento e emprego. Esperamos que, proporcionando modelos positivos e explicando as opções, poderemos persuadir mais jovens mulheres a abraçarem a ciência.» (+). Mas isto que à partida merecerá a adesão de todos foi marcado por um video «desastrado», este:


 E a controversia instalou-se e a comunicação social deu conta disso:  «Vídeo controverso - Apesar da boa intenção, o arranque da campanha está envolto em polémica. Tudo por causa do spot  da campanha, onde as jovens cientistas são mostradas (ironicamente) com recurso estereótipos, como maquilhagem e saltos altos. A resposta negativa não se fez esperar, inclusive de investigadoras, e o vídeo foi retirado da conta do YouTube @sciencegirlthing. Desde então, a organização tem dado maior enfoque à recolha de testemunhos de investigadoras para mostrar outros exemplos de Ciência no feminino». De facto aravés do site do programa temos acesso a outros videos, por exemplo:


E conhecer «Profiles of Women in science» que são fantásticos.


Sem comentários:

Enviar um comentário