terça-feira, 14 de agosto de 2012

«DIRECÇÃO FEMININA INOVA»




Pode ler-se no jornal Correio da Manhã online de hoje:
Direcção feminina inova

Novos tempos, novo rumo para o DocLisboa, que, a dois meses do arranque, já tem as linhas-mestras bem definidas. E por uma nova direcção: feminina, mas não feminista, no que toca à "coerência e coesão" do cartaz que abre com chave-de- ouro. E assinatura nacional

(...)
"Abrir com um filme português é também um acto simbólico para reforçar a visibilidade do cinema nacional", explica Susana de Sousa Dias, uma das quatro directoras do certame. A ela juntam-se Cíntia Gil, Ana Jordão e Cinta Pelejà.
Além do novo modelo colectivo de gestão, o festival tem agora duas novas secções. ‘Os Verdes Anos', dedicada ao cinema produzido no âmbito escolar e onde se pretende dar voz aos jovens cineastas e um espaço de debate, como resume Cinta Pelejà, e o ‘Cinema de Urgência', que reúne filmes "feitos no momento".
(...)
O resto da notícia.  E bom será quando o ser «feminina» não seja notícia, por ser normal as mulheres ocuparem lugares de Direção em igualdade com os homens. Mas ainda estamos longe, por isso é de assinalar o caso, e por maioria de razao por ser na «cultura» o que preferencialmente nos ocupa aqui no Em Cada Rosto IgualdadeE saiba mais sobre o Festival.

Sem comentários:

Enviar um comentário