terça-feira, 9 de julho de 2019

«A exposição “Alphonse Mucha: Art Nouveau / Nouvelle Femme” lembra como, uma vez instalado em Paris, o pintor se afirmou como um dos maiores artistas gráficos do seu tempo. Sarah Bernhardt, a mais famosa atriz daquele tempo, foi das primeiras a prever a carreira de sucesso de Mucha. A presença da mulher é recorrente nas imagens que este pintor e ilustrador criou para efeitos de publicidade de produtos que vão desde biscoitos a bicicletas. As imagens refletem ecos de um tempo em que o papel da mulher na sociedade ocidental começava a viver sinais de transformação»



Na revista  E do semanário Expresso desta semana há uma referência (Fisga/Nuno Galopim) a um novo museu de Nova Iorque. Começa assim:

«Há um novo museu em Nova Iorque e é inteiramente dedicado ao universo dos posters. Chama-se Poster House e tem como objetivo principal apresentar uma visão histórica e global do poster desde o seu aparecimento no início do século XIX até às suas muitas existências e funções no presente. O estudo do impacte nas populações deste grande formato, as possíveis relações de comunicação através das artes gráficas estão também entre as preocupações da instituição que olha o poster como forma de comunicação em massa e força de persuasão, que cruza arte e comércio e procura exercer um certo controlo sobre o espaço público.
A Poster House foi fundada há quatro anos. E depois de uma etapa de planeamento e de adaptação do espaço, o museu abre agora as portas. Fica situado na Rua West 23rd, entre a sexta e sétima avenidas (Manhattan), num edifício construído em 1901 que foi recentemente sujeito a um projeto de recuperação e transformação. O museu vai viver essencialmente de um programa de exposições temporárias e, para os primeiros meses de vida pública, lança duas propostas de épocas diferentes. Uma delas é dedicada a Mucha. A outra à agência Cyan.  
(...)
Natural da região da Boémia (atual República Checa), Alphonse Mucha (1860-1939) foi uma das referências maiores da pintura e ilustração durante a Arte Nova. A exposição “Alphonse Mucha: Art Nouveau / Nouvelle Femme” lembra como, uma vez instalado em Paris, o pintor se afirmou como um dos maiores artistas gráficos do seu tempo. Sarah Bernhardt, a mais famosa atriz daquele tempo, foi das primeiras a prever a carreira de sucesso de Mucha. A presença da mulher é recorrente nas imagens que este pintor e ilustrador criou para efeitos de publicidade de produtos que vão desde biscoitos a bicicletas. As imagens refletem ecos de um tempo em que o papel da mulher na sociedade ocidental começava a viver sinais de transformação. Ao mesmo tempo estes posters correspondem a veículos que levaram para as ruas, e assim para os olhares de todos, as formas e temáticas da arte nova. (...)».
.
.    .

Saiba mais sobre o museu e a exposição “Alphonse Mucha: Art Nouveau / Nouvelle Femme”. 




Sem comentários:

Enviar um comentário