segunda-feira, 5 de novembro de 2018

A 3 DE NOVEMBRO ASSINALOU-SE O DIA EUROPEU DA IGUALDADE SALARIAL 2018 | «Isto é como se simbolicamente a partir deste dia, e até ao final do ano, as mulheres deixassem de ser remuneradas»



A propósito o que se pode ler no site da CITE:
«A Comissão Europeia assinala hoje, dia 3 de novembro, o Dia Europeu da Igualdade Salarial 2018.
diferença de remuneração entre homens e mulheres na UE é, segundo os dados mais recentes do Eurostat, de 16,2% [1], o que corresponde a 59 dias de trabalho remunerado. Isto é como se simbolicamente a partir deste dia, e até ao final do ano, as mulheres deixassem de ser remuneradas.
As disparidades salariais entre homens e mulheres continuam a verificar-se em todos os países da UE, oscilando entre os 25,3% na Estónia, 21,8% na República Checa e 21,5% na Alemanha, países onde se registam os maiores índices de desigualdade salarial; e os 5,2% na Roménia e 5,3% na Itália, países com o menor nível de desigualdade salarial. No contexto europeu, Portugal apresenta um nível de disparidade salarial 1,3 p.p. superior à média, ou seja 17,5%.
A Comissão Europeia assinala este dia com o objetivo de chamar a atenção para a desigualdade salarial entre homens e mulheres e para as suas causas subjacentes, que são múltiplas e onde se inclui: as mulheres trabalharem mais frequentemente a tempo parcial; trabalharem em setores mais mal remunerados; serem as principais responsáveis pelo trabalho de cuidado na família; continuarem a ter maiores dificuldades e obstáculos para aceder a posições de liderança dentro das organizações/empresas.
Declaração - Frans Timmermans, Primeiro Vice-Presidente da Comissão Europeia, Věra Jourová, Comissária para a Justiça, Consumidores e Igualdade de Género e Marianne Thyssen». Saiba mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário