terça-feira, 30 de outubro de 2018

NO X CONGRESSO DO MDM | FERNANDA LAPA | «Apesar de todas as campanhas ministeriais, em prol da "dita" igualdade de género, é impossível alguém afirmar que ela existe no teatro português»





«(...)
Sou, sobretudo, uma mulher das Artes de Palco e em 1995, em colaboração com outras mulheres de Teatro resolvemos criar uma Companhia que rompesse com o estado de coisas a que estavam remetidas as mulheres no teatro português. Quase nunca nenhum texto de autoria feminina era representado, havia pouquíssimas encenadoras e estas ficavam na maior parte dos casos sempre à espera de serem convidadas pelos Directores das Companhias. A maioria das peças representadas davam da mulher imagens estereotipadas ou idealizadas e os elencos eram maioritariamente masculinos. As actrizes esperavam ser convidadas e nunca tinham hipótese de escolher os textos que gostariam de representar. Na maior parte das Companhias as mulheres tinham funções de secretariado, eram bilheteiras, costureiras ou empregadas de limpeza. Havia muito poucas mulheres em funções técnicas, tais como Luminotécnica, Sonoplastia, construção de Cenários, etc, profissões tradicionalmente masculinas. Resolvemos, pois, como já disse, criar a Escola de Mulheres-Oficina de Teatro, companhia que privilegiasse o trabalho feminino e desse da mulher uma imagem consentânea com a realidade. A recepção desta Companhia por parte dos poderes públicos foi, desde logo, hostil. No primeiro pedido de apoio junto da Secretaria de Estado da Cultura (PSD) nem sequer obtivemos resposta. Só após o primeiro espectáculo apresentado a convite da Fundação Gulbenkian conseguimos ter algum eco junto da Comunicação Social e, consequentemente do poder político. 23 anos após a criação da Companhia continuamos a ser a estrutura menos financiada dos chamados apoios sustentados, sem hipótese de divulgar o nosso trabalho visto os custos de publicidade serem incomportáveis e em consequência disso, ficando cada vez mais invisíveis. Apesar de todas as campanhas ministeriais, em prol da "dita" igualdade de género, é impossível alguém afirmar que ela existe no teatro português.  Desde a criação da nossa Companhia, algumas outras de iniciativa feminina foram nascendo, uma ou outra foi crescendo, mas nenhuma com apoios sólidos e, no último Concurso vimos desaparecer três delas, sendo que a Directora da mais antiga até tinha recebido, em 2017, a Distinção Mulheres Criadoras de Cultura na categoria Teatro da CIG. (...)». Leia na integra.


1 comentário:

  1. ❄A GEEKS HACK
    thehackgeeks@gmail.com

    ✴Você está procurando por um hacker para ajudá-lo a hackear uma conta de telefone, e-mail ou mídia social? 📱📲
    YouVocê quer limpar alguns registros criminais de órgãos do governo? 🖥📝
    ✴Você deseja fazer algum dinheiro extra por moeda de mineração? 💰
    ✴ Você deseja alterar seus registros de pontuação de crédito? 📝
    ✴Você quer limpar algumas dívidas de cartões de crédito / débito? 💵💳

    Então você deve contatar ❄THE HACK GEEKS❄ agora.

    ❄ THE HACK GEEKS❄ é uma organização de HACKERS explícitos, nós oferecemos o melhor serviço de hacking que existe.

    Temos TOP HACKERS em todo o mundo prontos para hackear você com grauntee de bons registros de HACKING.

    Todos os nossos HACKERS (⭐⭐⭐⭐⭐ HACKERS) estão no topo do Hacker fórum HackerOne e vai conseguir o emprego antes que você possa dizer Jack Robinson.

    Contato:
    thehackgeeks@gmail.com
    NÓS OLHAMOS PARA A HACKING PARA VOCÊ.

    ResponderEliminar