segunda-feira, 30 de junho de 2014

Edith Södergran por Maria de Lourdes Pintasilgo


 
 
Por mero acaso, encontrámos este video - e uma escolha de Maria de Lourdes Pintasilgo convoca sempre a nossa atenção -, depois procurámos mais, e aqui está: Edith Södergran. Claro, não podiamos deixar de partilhar este hino ao futuro:
 
O capricho de um segundo
roubou-me o meu futuro
provisoriamente inteiro.
Hei-de reconstruí-lo ainda mais belo
como o imaginava desde o princípio.
Hei-de reconstruí-lo sobre esta terra firme
que se chama a minha vontade.
Hei-de elevá-lo sobre os altos pilares
que se chamam o meu ideal.
Hei-de dotá-lo de um subterrâneo secreto
que se chama a minha alma.
Dotá-lo-ei de uma alta torre
que se chama solidão.

Edith Södergran
 

Edith Irene Södergran
 (Sampetersburgo, 4 de Abril de 1892Raivola, Carélia, 24 de Junho de 1923) foi uma escritora e poeta finlandesa de expressão sueca, uma das introdutoras do expressionismo e do modernismo no verso finlandês. (da Wikipedia).

SAIBA MAIS.

Sem comentários:

Enviar um comentário