segunda-feira, 14 de outubro de 2013

HANNAH ARENDT | hoje no Goethe Institut





Na sexta-feira  passada, durante  o almoço, o colega Fernando Chambel referiu-se ao filme Hannah Arendt, dando a entender que o deviamos divulgar aqui no Em Cada Rosto Igualdade. Pouco depois, o Paulo Carretas  mandou um e-mail  sobre uma conversa a propósito do filme a ter lugar hoje, dia 14,  no Goethe Institut, às 19:00H. No dia seguinte, vimos que era o tema da crónica de Clara Ferreira Alves no Expresso. O post tinha de sair o mais rápido possível ! E cá está, e feita a sua história, comecemos pelo trailer do filme:




Depois, do que está disponível no site do Goethe Institut: No dia 14 de Outubro haverá uma conversa sobre o filme Hannah Arendt de Margarethe von Trotta com a historiadora Irene Pimentel e Joachim Bernauer, director do Goethe-Institut. Moderação e introdução: Isabel Lopes (Goethe-Institut)
Após assistir ao julgamento do nazi Adolf Eichmann, a filósofa política Hannah Arendt atreve-se a escrever sobre o Holocausto em termos inauditos. O seu trabalho provoca imediatamente escândalo mas Arendt mantém-se firme ao ser atacada tanto por inimigos, quanto por amigos.
HANNAH ARENDT é um retrato do génio que abalou o mundo com a sua tese sobre a “banalidade do mal”.
Lá, também disponível, uma nota da crítica de Nuno Ramos de Almeida, no jornal i:
Todo o filme sobre Hannah Arendt medita sobre a razão e a forma como o mal absoluto foi cometido no mundo dos seres humanos.(...) O filme de Margarethe von Trotta é notável. Todo o talento cru da realizadora de A HONRA PERDIDA DE KATHARINA BLUM (1975) está presente nesta obra, mas com um apuramento formal e uma forma cinematográfica superior.
E da crónica de Clara Ferreira Alves:
  

Já vimos o filme e, opinião de leiga, é mesmo a não perder. E claro que nisto tudo não podíamos esquecer a realizadora - Margarethe von Trotta:


de quem pode ler entrevista no i online, nomeadamente o destaque: "Como realizadora dou voz a outras mulheres que me interessam" .



Sem comentários:

Enviar um comentário