quarta-feira, 23 de outubro de 2013

CONVERSAS COM ROSTO | Cecília Guimarães





Ontem, Cecília Guimarães foi a protagonista das Conversas com Rosto do TNDMII. Em abril tinha sido homenageada pela Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2012 no Festival de Almada. Mais do que razões para vir para o Em Cada Rosto Igualdade. Em agosto fez  60 anos de carreira. Tem 86 de vida. Peguemos em palavras de outros para também nós  celebrarmos  Cecília Guimarães. No artigo Cecília Guimarães, obrigado de Jorge Silva Melo, precisamente a propósito da homenagem em Almada:

 Houvesse um teatro por cá, houvesse um teatro, e todos os anos veríamos a sua luminosa ironia. É que houve tantos poetas, de Shakespeare a Coward, de Miller a Duras que para ela, sem o saber, escreveram personagens que só ela saberá desdobrar, com inocente paixão, com a sua maliciosa teimosia. O Festival de Almada presta-lhe homenagem.Continue.


E da «festa» na SPA: Cecília Guimarães era toda ela uma “menina” bem comportada e impecavelmente vestida no seu estar e no seu ser, mas ainda assim rabina, audaz, de resposta pronta e desafio na pergunta. Imperturbável interveniente e atenta observadora aos mais pequenos pormenores à sua volta, com uma ponta de ironia no olhar miudinho e no sorriso, a actriz manteve-se ela mesma – uma trágico-cómica como se definiu - na homenagem que a SPA lhe promoveu, no passado dia 15 de Abril, no Auditório Maestro Frederico de Freitas.
Sem se deixar dominar pela emoção, a fazer jus ao seu poder de grande actriz, Cecília Guimarães, que comemora este ano 60 anos na arte de Talma e, nos seus quase 86 anos, ainda se mantém em grande forma no endiabrado papel de mãe alcoolizada na série “Hotel 5 Estrelas”, que a RTP passa ao sábado às 19h15, preservou a sua postura, muito bem-disposta, apesar do seu epíteto de alegado “feitio difícil” ali evocado com bonomia. +



Uma nota pessoal, lembro-me de como fiquei impressionada ao ver a exposição que lhe foi dedicada em Almada - que vida longa e cheia! -  e de pensar como seria interessante e útil dar a conhecer aquela mulher a um número cada vez maior de pessoas. Quem sabe, a exposição poderá ser reposta, e filmada, e disponibilizada na web, e ...






Sem comentários:

Enviar um comentário