quarta-feira, 21 de março de 2018

SUÉCIA | «uma visão dos pais que usufruem da política de licença de paternidade para ficar em casa com os filhos»




«Licença de Paternidade à medida dos Pais

 Texto Patricia Edmonds                         
Quando nasceu Viggo, o filho de Johan Bävman, nasceu também um projecto fotográfico profundamente pessoal: uma visão dos pais que usufruem da política de licença de paternidade para ficar em casa com os filhos, na Suécia.
A licença de maternidade paga é vulgar em todo o mundo: é uma política governamental em 34 dos 35 países membros da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (todos, excepto os Estados Unidos). Cerca de dois terços desses países também financiam pelo menos curtas licenças parentais para o pai, um benefício inicialmente apresentado pela Suécia, em 1974. (...). Continue a ler.

(Montagem a partir do site da CIG)


Em Portugal, a lei referida na imagem «veio alterar o paradigma da divisão sexual do trabalho reconhecendo que o trabalho de cuidado com descendentes não é exclusivo das mulheres, promovendo a partilha das licenças entre mães e pais. Consultando-se a publicação da CIG Boletim Estatístico 2017 Igualdade de Género em Portugal embora sejam as mulheres as que continuam maioritariamente a assegurar o cuidado com descendentes, verifica-se que, entre 2005 e 2015, houve um acréscimo de homens que partilharam a licença parental inicial (p. 54)». Saiba mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário