quarta-feira, 14 de setembro de 2016

CONGRESSO DA FEDERAÇÃO DEMOCRÁTICA INTERNACIONAL DE MULHERES (FDIM) | 2016 setembro 15 a 18 | COLÔMBIA




FDIM Federação Democrática Internacional de Mulheres vai realizar o seu XVI Congresso que começa amanhã, dia  15,  e vai até 18,  na Colômbia - veja aqui. MDM movimento democrático de mulheres vai estar presente. Em comunicado adianta:
«(...)
Os temas do Congresso são os temas que perduram na inquietação de todas e de todos. As mulheres vão debater, com o seu olhar, os grandes problemas da Humanidade: As guerras imperialistas, as agressões e os desafios para a paz, a crise capitalista e o seu impacto nas mulheres. O impacto das mudanças climáticas e a segurança alimentar. Os direitos laborais, a igualdade salarial e a luta contra todos os tipos de violência, da doméstica à violência dos conflitos armados. A diversidade étnica e cultural nas mulheres e a luta da FDIM pelas causas da justiça social e da paz e ainda apontamentos tendo como pano de fundo as vida das mulheres de África, do mundo árabe, da Palestina, do Sahara Ocidental, com suas lutas, avanços e conquistas mas enormes desafios. 
A delegação composta por Ana Souto, Andreia Egas e Regina Marques intervirá no Congresso da FDIM, com a convicção de que a luta das mulheres portuguesas pelos seus direitos é indissociável da luta pela Paz e pelo progresso e que a discussão fortalecida por este prestigiado colectivo, que ultima os 70 anos de vida democrática, reforçará os laços de solidariedade das mulheres do mundo com as portuguesas e o seu povo e dará à sua luta uma visão da urgência de lutar e da fraternidade que urge reacender. Perante os grandes desafios que se colocam à Humanidade, com os avanços das forças fascistas em grandes regiões na Europa, e do imperialismo, cujo expoente máximo é o proclamado terrorismo mas também responsável pela delapidação de recursos naturais e humanos, a delegação do MDM intervirá com a consciência de que a luta das mulheres é fundamental ao estabelecimento da democracia e da paz e para tanto estimulará a indispensável articulação para unir organizações que lutam pelos direitos das mulheres, defendem os direitos da maternidade, ao trabalho, a igualdade e a justiça social. (...)».




Em particular, no site do Congresso pode ler-se sobre a história da FDIM:
«El 26 de noviembre de 1945: Se inaugura en París el Primer Congreso Mundial de Mujeres que sería constitutivo de la Federación Democrática Internacional de Mujeres (FDIM). Participaron delegadas de 41 países. Entre ellas estaban:  luchadoras antifascistas de todos los continentes, viudas y mujeres que habían perdido sus hijos durante la Segunda Guerra Mundial, ex-prisioneras de los campos de concentración; todas mujeres resueltas a consagrar sus esfuerzos por la edificación de una nueva vida, mujeres que habían decidido unirse para proteger sus hijos, para hacer valer sus derechos, proteger la paz, reforzar su contribución al fortalecimiento de la humanidad, progreso social, la democracia y la independencia nacional.
La primera Presidenta electa fue Eugenia Cotton, eminente científica francesa que murió en 1967». Continue a ler.





Sem comentários:

Enviar um comentário