segunda-feira, 7 de março de 2016

A CAMINHO DO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES 2016 | «Dia de luta e de festa» | UMAR Açores







«Em comunicado de 1 de Março, UMAR afirma: O dia 8 de março simboliza em todo o mundo a celebração da luta das mulheres pelos seus direitos. Dia de festa, de valorização das mulheres, da memória histórica dos feminismos, que mais não são do que essas mesmas lutas, tantas vezes esquecidas, pois os silêncios que caem sobre elas ainda estão por quebrar.
Celebrar o 8 de março é homenagear todas as mulheres que durante mais de dois séculos lutaram contra as opressões e múltiplas discriminações a que foram sujeitas: desde as operárias norte-americanas e russas que pagaram com a sua vida a reivindicação de melhores condições de trabalho, passando pelas sufragistas inglesas que reclamavam o simples direito ao voto e, ainda todas aquelas que nas décadas de 60 e 70 do século XX ousaram reivindicar o direito ao seu corpo que passava pelo controlo da natalidade, pela liberdade da sua sexualidade e pela luta contra a violência sobre as mulheres.
Por tudo isto, o 8 de março é um dia de festa, de valorização das mulheres, da memória histórica dos feminismos, que mais não são do que essas mesmas lutas, tantas vezes esquecidas, pois os silêncios que caem sobre elas ainda estão por quebrar». Continue a ler.


Sem comentários:

Enviar um comentário