quinta-feira, 8 de outubro de 2015

CONTABILIDADE E GÉNERO | «A influência do género dos gestores das micro empresas na utilidade atribuída à Contabilidade» | TRABALHO APRESENTADO NO CONGRESSO DA OTOC 2015

Montagem a partir do texto que fixa o estudo
na versão do Congresso da OTOC

O trabalho da imagem foi apresentado numa das sessões paralelas do CONGRESSO DA OTOC 2015, realizado recentemente, a que assistimos. E logo ali pensámos que era importante divulgá-lo nomeadamente para incentivar que mais estudos apareçam. Depois de termos contactado os autores e a autora, é com gosto que agora o fazemos. E aqui fica o Resumo:

 «Apesar de cada gestor de empresa ser único na sua forma de pensar, decidir e agir, diferentes teorias e estudos apontam para diferenças de género. Com o presente estudo pretende-se determinar se a utilidade atribuída à informação contabilística para a tomada de decisão é ponderada de forma diferente pelo género do dirigente. Tendo como base uma amostra de 609 gestores de microempresas, não se observou diferenças entre géneros na utilização da informação contabilística para a tomada de decisão. Entre os gestores que utilizam a contabilidade como fonte de informação não existe diferenças significativas de opinião com base no género. No entanto, de entre os gestores que não recorrem à informação contabilística para a tomada de decisão, já as mulheres reconhecem de forma diferente (diferença estatisticamente significativa) o valor da informação contabilística, o que leva a crer que a não utilização se deve a fatores que lhe são externos. Observou-se que as empresas geridas por mulheres detêm resultados menos satisfatórios, mas este indicador não é por si só sinónimo de práticas de má gestão. Numa análise mais ampla, as mulheres são detentoras de mais habilitações, não obstante, com menos tempo que os homens na direção das empresas, o que se interpreta como sinal de menor experiência».

Quem quiser saber mais tem  contactos na imagem, e certamente que não deixará de ter retorno. Neste século XXI é bom criar «redes». Formais e informais.


Sem comentários:

Enviar um comentário