sexta-feira, 17 de julho de 2015

ÓPERA | «Três Mulheres Com Máscara de Ferro» | TEXTO - AGUSTINA BESSA-LUÍS | MÚSICA - EURICO CARRAPATOSO






«Três Mulheres com Máscara de Ferro, texto inédito assina­do por Agustina Bessa-Luís, em 7 de Março de 1998, sem designação de género, é constituído por três breves páginas densamente manuscritas, como é habitual na autora, e apresenta-se como um diálogo dramático em um acto, envolvendo três mulheres. Quem são essas três mulheres: três personagens agustinia­nas — Quina, também chamada Sibila, Fanny e Ema, também designada a Bovarinha — protagonistas de três romances da criadora, respectivamente, "A Sibila", publicado em 1954, "Fanny Owen", em 1979, e "Vale Abraão", em 1991. Trata-se, portanto, de um diálogo que reúne três personagens que atravessam cerca de quarenta anos do universo ficcional de Agustina Bessa-Luís, separadas entre si por perto de vinte anos de trabalho ficcional.» Isabel Pires de Lima. (Destaques nossos).


Na contracapa.

Sobre a Ópera:
«A estreia mundial da ópera Três Mulheres com Máscara de Ferro ocorreu no dia 14 de Outubro de 2014 no Auditório do CAM da Fundação Calouste Gulbenkian. 
O convite para encenar este texto foi feito pelo Círculo Literário Agustina Bessa-Luís a João Lourenço, que desafiou o compositor Eurico Carrapatoso a escrever a música para este drama em um acto a partir do texto homónimo e inédito de Agustina Bessa-Luís. 
As três protagonistas, Fanny Owen, Ema e Sibila, são interpretadas pelas solistas Ana Ester Neves, Angélica Neto e Patrícia Quinta e a música, composta para clarinete, violino, violoncelo e piano foi tocada por Horácio Ferreira, António Figueiredo, Irene Lima e João Paulo Santos.
Após a estreia, o espectáculo foi apresentado a 17 e 18 de Outubro de 2014 no Teatro Aberto e está disponível para digressão a partir de 2015. 
O livro/programa foi publicado pela Editora Babel com a chancela da Guimarães e inclui o texto inédito de Agustina Bessa-Luís numa edição bilingue (português e inglês) e imagens do original manuscrito com data de 1998. 
O livro/programa reúne ainda textos de Isabel Pires de Lima, Vera San Payo de Lemos, Eurico Carrapatoso, João Mendes Ribeiro e Ana Maria Feijão, Mónica Baldaque, desenhos dos figurinos de Bernardo Monteiro, estudos para o cenário de João Mendes Ribeiro e fotografias da produção da ópera no Teatro Aberto». Tirado daqui. Mais no site do Teatro Aberto.





Sem comentários:

Enviar um comentário