segunda-feira, 31 de março de 2014

INSTITUTO DO ENVELHECIMENTO





Numa altura em que tanto se fala de envelhecimento lembremos o INSTITUTO DO ENVELHECIMENTO.

«Tem como objectivo primordial a investigação científica no quadro interdisciplinar dos estudos sobre o envelhecimento, abrangendo designadamente as áreas da Demografia, das Ciências Sociais e das Ciências da Saúde.
Dedica-se igualmente à promoção da formação científica em estudos do envelhecimento, nomeadamente do nível da pós-graduação, bem como a organização de actividades de comunicação científica e de abertura à sociedade. Está também disponível para participar no estudo e avaliação das políticas públicas relacionadas com o envelhecimento da população». 

E também sobre o Instituto do que se pode ler no site da GULBENKIAN:

O Instituto do Envelhecimento, criado na sequência da realização do Fórum Gulbenkian de Saúde O Tempo da Vida, nasce com o objectivo de desenvolver estudos e projectos de investigação na área do envelhecimento, bem como de promover a formação e organizar actividades de comunicação científica destinadas à sociedade em geral.
 Esta unidade de investigação resulta de uma parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, local onde está instalada, e é dirigida por Manuel Villaverde Cabral.
 Numa altura em que o envelhecimento progressivo e acentuado da população constitui já uma característica marcante da estrutura demográfica portuguesa, o Instituto do Envelhecimento prevê organizar, durante o primeiro ano, um colóquio sobre o tema e lançar um primeiro estudo sobre o envelhecimento em Portugal, designadamente um estudo demográfico retrospectivo e prospectivo.
 Deverão ainda ser estabelecidos contactos nacionais e internacionais com o fim de consolidar o Instituto, nomeadamente com o Oxford Institute of Ageing, para onde seguirão, numa fase mais avançada, bolseiros de pós-doutoramento.
 O financiamento desta iniciativa é assegurado pelo Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano e pelo Serviço de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian. 

Lá, no site da Gulbenkian,  também disponível a  entrevista abaixo que, embora de 2009, é capaz de interessar a algum dos leitores do Em Cada Rosto Igualdade:


E  para uma visita ao Oxford Institute of Ageing, clique aqui. E temos também, por exemplo,  a AGE Platform Europe - clique na imagem:



http://www.age-platform.eu/about-age






Sem comentários:

Enviar um comentário