quarta-feira, 12 de março de 2014

CONGRESSO | «Arte e Género ?» | 22 a 24 OUTUBRO 2014 | «Call for papers» | ATÉ 15 ABRIL



Apresentação

«Desde os anos 90 que o campo emergente dos estudos de Género se encontra em expansão. O termo Género surgiu no final da década de 70 e teve origem no Feminismo, afirmando-se como uma construção social e cultural de atributos definidores do homem e da mulher surgindo como uma categoria de análise basilar numa perspectiva relacional.
As Artes têm vindo a explorar esta categoria de formas muito diversas ao interrogarem e exporem padrões culturais de diferença sexual, mas também temáticas que abordam o multiculturalismo, as faixas etárias, os grupos sociais, entre outras temáticas de incidência identitária.
Este Congresso, que se pretende multidisciplinar, não deseja fazer qualquer apologia ideológica, razão que também se expressa no ponto de interrogação que se coloca no título. Tem sim como objectivo pôr em comum um conjunto amplo de estudos e práticas sobre Arte e Género, promovendo o diálogo entre investigadores de origens diversas (geográficas, de formação, expressão, entre outras), estimulando a reflexão e o debate intercultural através da sua contextualização conceptual e iconográfica, da Antiguidade à Contemporaneidade.
Abarcando diversas áreas artísticas e científicas e apresentando em paralelo um conjunto de actividades culturais (concertos, tardes de poesia, etc.), este Congresso ambiciona expor o estado da questão quanto aos estudos de Género no campo artístico, criando uma oportunidade de encontro e discussão de um modo tão alargado quanto possível. Faz parte da natureza deste Congresso a comunicação clara e directa das ideias».

«Call for Papers»

«O Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa organizam o I Congresso Internacional Arte e Género? e convidam toda a comunidade científica, artística e académica a apresentar propostas de comunicação.
As comunicações serão de 20 minutos e devem incidir especificamente sobre a temática Arte e Género, tendo em conta as seguintes secções, equacionadas na perspectiva dos estudos de Género:
    1.   Arquitectura
    2.   Arte Digital
    3.   Banda Desenhada / Desenho humorístico 
    4.   Cinema e meios Audiovisuais
    5.   Circo
    6.   Dança
     7.  Design
     8.  Escultura
    9.   Estudos de Arte (História da Arte; Sociologia da Arte; Antropologia da Arte)
   10.  Fotografia
   11.  Gravura
   12.  Ilustração 
   13.  Moda

   14.  Música                                                                   
   15.  Museologia / Curadoria
   16.  Pintura
   17.  Teatro
   18.  Vídeoarte».

Saiba mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário