terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

MEMÓRIA: «FEMINISMO DE ESTADO»


No dia 1 de Fevereiro passado, recebi um e-mail da colega Adelaide Rocha sobre a obra  da imagem acima, e facilmente verifiquei  que no  mesmo dia, mas em 1975, era publicado o Decreto-lei 47/75 onde se «Determina que sejam dotadas de autonomia administrativa e submetidas ao regime de instalação a Comissão da Condição Feminina e a Comissão Interministerial para a Animação Sócio-Cultural». (Pessoalmente, até me lembrava vagamente do diploma devido à Comissão para a Animação Socio-Cultural). A partir dele a Comissão para a Política Social Relativa à Mulher passou a designar-se Comissão da Condição Feminina  - CCF.


Ora,  “A Emergência do feminismo de Estado em Portugal" (2010), de Rosa Monteiro,  descreve bem esse período de criação da CCF. E evidencia a liderança de Maria de Lourdes Pintasilgo. Determinante, como está escrito  na Nota Prévia, de Sara Falcão Casaca, à data Diretora da CIG:


 “A Emergência do feminismo de Estado em Portugal" está disponível no site da CIG à distância de um clique.  Por outro lado, saber mais de Maria de Lourdes Pintasilgo e a sua obra pode ser conseguido na Fundação Cuidar o Futuro. Sobre o passado e o seu impacto no presente. Uma ilustração:
 O Centro de Documentação e de Publicações ao delinear o seu trabalho para o próximo triénio decidiu, a partir da documentação já tratada, privilegiar, entre outras actividades, uma abordagem a documentos onde esteja reflectido o pensamento e empenhamentos cívicos de Maria de Lourdes Pintasilgo sobre a temática INSCRIÇÃO DAS MULHERES NO ESPAÇO PÚBLICO: IDENTIDADE(S) EM CONSTRUÇÃO. Continue ...

Ilustra Sub-Dossier2


Tentando-se uma sintese, sentimos que  trabalhar, hoje,  para a transversalização da igualdade de género, cidadania e não discriminação, pelos serviços das Administrações Públicas, passa, necessariamente, por ter memória do nosso passado. Deste modo a obra de Rosa Monteiro parece-nos de grande utilidade. Por fim, veja-se! onde nos levou um "simples" e-mail a destacar uma publicação ...

Sem comentários:

Enviar um comentário